18/12/2009

Os cheiros e sabores do Natal da nossa Aldeia

“Ande o frio por onde andar, pelo Natal cá vem parar!”

A noite de Natal no Casteleiro, a tradição é para manter! Madeiro já, preparadinho para ocupar o lugar que lhe compete – largo da praça. Por isso o ritual vai cumprir-se: à hora certa, o madeiro será aceso para aquecer o Menino Jesus. À sua volta, a malta junta-se, confraterniza, revê amigos, bebe uns copos para aguentar as diferenças térmicas de uma noite, geralmente gélida e longa.
Nas ruas, o cheiro a azeite quente, onde as filhoses ganharam forma, adquire uma dimensão que só estas aldeias rurais conseguem manter. Longe da correria e da poluição da cidade, os filhos da terra espalhados pelo país ou estrangeiro, renovam ano após ano a ligação à sua aldeia natal.
As casas enchem-se de familiares e amigos. Com frio ou mesmo com chuva, o calor humano, invade as ruas e os lares da aldeia. Apesar do consumismo que nos invade e teimosamente persiste em fazer esquecer o espírito natalício, continuemos nós, a regressar à aldeia, de modo a manter bem vivos estes rituais, que tão bem caracterizam esta quadra natalícia.

"A Minha Rua", espaço de opinião de autoria de Joaquim Gouveia

3 comentários :

  1. Como vêem, com o Quim Luís / Prof. Gouveia, a tradição ainda é o que era.
    Sabem de que é que eu gosto mais neste «post» dele? Daquela panela. Digam-me lá se não é mesmo o objecto adequado para o texto dele...
    Um abraço, companheiros!

    ResponderEliminar
  2. Não querendo deixar sem resposta o nosso respeitado leitor, é meu dever informar que a panela não faz parte do contexto das filhoses, mas é um adereço indispensável para evitar o calor excessivo a quem as está a "esticar" ou a "virar".
    Para quem já participou neste ritual, fácilmente compreenderá a presença da dita cuja. Para quem não está habituado a esta tarefa, fica aqui o meu conselho /desafio: experimente já este ano e verá que todos os adereços da foto, exercem a sua função.
    Joaquim Gouveia

    ResponderEliminar
  3. Exercem sim senhor.

    É um belo serão passado em família a fazer as filhoses.

    Continuação....

    ResponderEliminar