03/12/2009

Aqui bem perto: Museu da Pastorícia

Aqui bem perto do Casteleiro, e mesmo do lado de lá do monte, denominado “Cabeço Pelado”, situam-se os Três Povos: Escarigo, Quintãs e Salgueiro. Hoje, um caminho agrícola, alcatroado, aproximou o que há muitos anos atrás era uma longa distância que nos separava.
Contrariamente ao que possam pensar hoje, não venho falar do Casteleiro, mas sim enaltecer um bom exemplo do que é possível fazer para que as tradições não morram, bem pelo contrário, perdurem no tempo e, possam transmitir às gerações actuais e vindouras um pouco da história dos nossos povos.
O Núcleo Museológico da Pastorícia, localizado no centro da aldeia de Salgueiro, no concelho do Fundão, preserva a memória de um dos últimos pastores artesãos da Beira Baixa, o falecido José dos Santos. Entre as peças construídas, encontram-se bombos, cajados, flautas pastoris e outros utensílios ligados à pastorícia.
A exposição inclui ainda uma leitura fotográfica do autor, instrumentos musicais, objectos do seu quotidiano e uma reprodução da sua oficina.
Fica então o registo de um espaço, aqui tão perto, que vale a pena visitar.
Exemplo a seguir?
E porque não!









"A Minha Rua", espaço de opinião de autoria de Joaquim Gouveia

1 comentário :

  1. Ola professor Joaquim, somos alunas da escola Serra da Gardunha do 9º ano.... Beijinhos Mariana e Cláudia

    ResponderEliminar