29/11/2009

Limpar Portugal – Limpar a nossa Freguesia

Passou-se uma semana desde o meu primeiro post, hoje escrevo sobre outro projecto a nível nacional, mas que se pode e deve aplicar no nosso concelho e na nossa freguesia.
O projecto chama-se limpar Portugal e está aqui: http://www.limparportugal.org/ onde podem obter mais informações acerca do projecto. Mas a ideia é limpar as lixeiras que existem pelas nossas florestas a céu aberto num só dia recorrendo à ajuda de todos. Deixo as linhas orientadoras do projecto:
1) O Projecto LimparPortugal tem como objectivo limpar as lixeiras ilegais existentes no espaço florestal de Portugal no dia 20 de Março de 2010.
2) O Projecto LimparPortugal é um movimento cívico de pessoas em regime de voluntariado.
3) O Projecto LimparPortugal não aceita doações em dinheiro.
4) O Projecto LimparPortugal aceita e agradece doações de bens e serviços que possam contribuir para a prossecussão do seu objectivo (ex: luvas, sacos de lixo, disponibilização de transportes e/ou máquinas de remoção, etc..).
5) Como única contrapartida, o Projecto LimparPortugal permitirá a todas as pessoas e instituições que contribuam para o objectivo do mesmo, a utilização do logotipo do Projecto LimparPortugal na sua comunicação institucional, com a indicação de "Apoia o Projecto LimparPortugal".
6) O Projecto LimparPortugal funcionará com uma coordenação nacional e com tantas coordenações regionais (distritais e concelhias) quantas as necessárias.
7) O Projecto LimparPortugal ficará vinculado pelas decisões tomadas em reuniões presenciais, a realizar pelo menos uma vez por mês em locais a designar, abertas a todos os seus membros.
Neste site, http://www.limparportugal.ning.com/ existem grupos por concelhos e o do sabugal já tem 8 membros, mais ainda são insignificantes para uma tarefa tão árdua.
Podem-se inscrever no grupo do Sabugal clicando aqui: http://www.limparportugal.ning.com/group/sabugal .
Em conversa com o Presidente da Junta do Casteleiro, surgiu esta problemática na freguesia em que as pessoas continuavam a despejar resíduos de obras e outros para as florestas da nossa freguesia. Como podem ver na foto, este monte de resíduos foi despejado depois de ter ardido.
Infelizmente o fogo veio queimar muita área inclusive lixo ardente que se encontrava nestes locais, sobrando os restos das obras para contar a história e marcar uma lixeira ilegal, basta darem um volta por alguns caminhos da freguesia e irão encontrar alguns destes pontos. O maior e mais perto situa-se no caminho que passa por cima da Quinta da Carrola onde se encontram dois novos montes já despejados depois do fogo.
Além de podermos participar no próximo dia 21 de Março de 2010 neste projecto, a junta de freguesia está a estudar a localização de um parque para todos poderem deitar os resíduos que posteriormente serão reencaminhados para o CIRVA - Centro Integrado de Reciclagem e Valorização Ambiental situado no novo parque industrial do Sabugal no alto do Espinhal onde os entulhos serão tratados e depois reencaminhados para alguns serviços que possam utilizar este produto resultante dos entulhos.
Por isso queria deixar um apelo a todos para fazermos algo pela nossa freguesia e pelo nosso espaço florestal, não deitando lixo para o chão, contactem sempre a junta de freguesia, que eles farão o encaminhamento para um local estratégico enquanto se finaliza o estudo da localização do local definitivo para receber este tipo de resíduos.
Uma boa semana…


"Ambiente agrícola e espaço florestal", espaço de opinião de autoria de Ricardo Nabais

1 comentário :

  1. Mas que optima ideia gostei Limpar Portugal
    gosto tambem das atitudes do (NOSSO PRESIDENTE DA JUNTA) e todos juntos vamos ajudar a Limpar A NOSSA FREGUESIA
    Obrigado pela iniciativa

    ResponderEliminar