07/01/2010

Crianças de Avelar "invadiram" o Casteleiro

Entre os dias 19 e 22 de Dezembro passado a aldeia de Casteleiro foi invadida por um grupo de crianças do CATL 2,3 de Avelar, equipamento social pertencente à Cáritas Diocesana de Coimbra, acompanhadas por dois monitores, um dos quais casteleirense de gema e membro da actual junta de freguesia. Nestes dias ficámos alojados no Centro de Animação Cultural, que amavelmente cedeu as suas instalações.
No dia da partida e antes de rumar ao Casteleiro, fomos visitar a Serra da Estrela, onde alguns dos participantes tiveram pela primeira vez contacto com a neve. Já no Casteleiro, tempo para assistir à apanha da azeitona, tarefa que muitos viram e experimentaram pela primeira vez.
No segundo dia visitámos, o lar “S. Salvador”, levando um pouco da nossa alegria a esta instituição. Aqui não nos podemos esquecer das histórias contadas pela D. Antónia e do lanche que nos foi oferecido. Inesquecíveis na nossa estadia, foram os passeios na burra “Joana”, propriedade do Sr. Armando Plácido, que nos cedeu por alguns instantes este meio de transporte alternativo. À noite, tivemos sorte e felicidade de assistir à queda de neve, possibilitando a realização de algumas brincadeiras.
Os dias aqui passados permitiram aos jovens o contacto com uma realidade diferente da do seu quotidiano, a começar desde logo pelas condições climatéricas a que estão, normalmente, habituados. Mas de gorros, luvas e cachecóis conseguimos espantar o frio e aproveitar o que a natureza nos dá. Um desses exemplos foi o passeio à vila histórica de Sortelha, que só não foi mais proveitosa devido às condições climatéricas que se faziam sentir, principalmente, o nevoeiro que impossibilitou a contemplação da paisagem. No caminho, fizemos uma paragem e visita às ruínas das Termas Águas Radium. Já na padaria do Terreiro das Bruxas confeccionámos os tradicionais “bolinhos dos santos”, um costume da nossa zona aquando do “Dia de Todos os Santos”. Esta doce visita culminou na prova não só dos nossos “bolinhos”, mas também dos deliciosos “esquecidos”.
O último dia da nossa visita foi preenchido com uma visita a um pastor local, o Sr. Abílio, que nos deu a conhecer um pouco do seu ofício e nos recebeu em sua casa como se fossemos da sua família. Antes do regresso a casa, paragem na sede de concelho - Sabugal, onde visitámos o Castelo e o Museu. A nossa visita ao Sabugal envolveu ainda uma visita à Casa do Castelo, onde a proprietária, D. Natália Bispo “Talinha” simpaticamente, nos mostrou um dos ex-líbris desta cidade, ou seja, o altar judaico.
Estes quatro dias passados no interior do país serviram para conhecer melhor esta zona do nosso país e por esse motivo agradecemos a todas as entidades que connosco colaboraram, desde particulares (Sr. Abílio e Sr. Armando Plácido), associativas (CACC) às mais diversas entidades públicas (Câmara Municipal do Sabugal e Junta de Freguesia do Casteleiro) e particulares (Casa do Castelo e Lar S. Salvador). A todos vós o nosso muito obrigado e votos de um próspero 2010.

Centro de ATL 2,3 Avelar

14 comentários :

  1. Um agradecimento especial à Tininha, a mentora desta visita. Voltem sempre!

    ResponderEliminar
  2. bue fixe stor e stora

    cão bernardo

    ResponderEliminar
  3. Deviam de fazer mais actividades destas na nossa terra, parabéns....
    Bia

    ResponderEliminar
  4. gxtei de mt de conhecer uma terra nova para mim!
    gxtei...., bem em vex de tar aki a excrever td o k fixemos e td o k eu gxtei vou logo direita ao axunto ADOREI faxer este acantonamento ADOREI td msm td!
    catarina vieira(besnico)

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Adorei ir ao Casteleiro foi uma experiência inesquecível!Adorei a neve ,as pessoas e as experiências agradáveis e engraçada.
    Gostava de voltar ao Casteleiro é uma terra muito emocionante.
    Carolina

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que o texto está original e muito fixe tudo em pormenor.
    Adorei a neve à noite-
    Eu adorei o acampamento foi muito fixe! :)

    Rui bacalhau

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Adorei ir ao Casteleiro foi muito fixe!
    Eu adorava ir la outra vez com o COJ do Avelar.

    Assi: Sharapova

    ResponderEliminar
  8. O acantonamento em Cateleiro foi com toda acerteza uma aventura muitissimo enriquecedora e que certamente irá perdurar na memória daqueles que a viveram. Desde já o meu muito obrigado às gentes de Casteleiro que contibuiram para que fosse possível este grupo viver aí umas férias de Natal inesqueciveís.
    Agradeço também de coração aos professores, Cristina e Alberto sem os quais as experincias maravilhosas vividas conjuntamente nunca teriam existido. Muito obrigada.
    Uma mãe agradecida
    Maria Alice Silva

    ResponderEliminar
  9. E comovente mas feliz ao ver estes jovens maravilhosos (que nao tenho o prazer de conhecer) mas sinto que tiveram momentos de felicidade nesta nossa terra CASTELEIRO tudo pelo que sei gracas a nossa TINIHNA pena e que nao haja mais iniciativas deste genero por isso digo obrigado TININHA pelos momentos de felicidade que deste aos alunos desta escola e ainda mais na NOSSA TERRA Nao esquecam todos nos ainda somos criancas e todos nos temos sonhos OBRIGADO e que hajam mais TINIHNAS NAS ESCOLAS EM PORTUGAL

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Gostei muito de tudo , de ir á Serra da Estrela , de apanhar a azeitona e de todas as outras actividades.
    As pessoas eram muito simpáticas.
    Adorei tudo!

    ResponderEliminar
  11. casteleiro, bela terra!boa terra, pra um bom acantonamento, pra conhecer boas pessoas, e pra andar na joana, tem pessoas acolhedoras e simpaticas.


    Cristiana

    ResponderEliminar
  12. Meus queridos
    Voces sao fantásticos
    Foi um prazer poder proporcionar momentos unicos e sei que em alguns de vós ira permanecer nas vossas memorias por muitos anos.
    Serão sempre bem vindos.
    Foi com muito orgulho que vos trouxe a conhecer estas gentes, e partilhar alguns usos e costumes.
    Foi apenas uma pequena etapa no vosso crescimento.
    A vida é feita de pequenas coisas e é com elas que crescemos.
    Gostei da vossa entrega, do empenho e sobretudo de ver o sorriso de felicidade que vos conseguimos proporcionar.
    Estaremos aqui sempre para vos poder proporcionar momentos novos.
    Um beijinho especial
    ao COJ de Avelar

    Alguem que gosta muito de vós

    Cristina Alexandrino

    ResponderEliminar
  13. Esta actividade natalícia constituiu mais um momento inesquecivel da vossa passagem pelo COJ. Destes quatro dias ficam as memórias de momentos de verdadeira felicidade, comunhão, espirito de grupo e, acima de tudo, amizade.
    Para alguns foi a primeira experiência connosco e espero que as possam repetir mais vezes. Para os mais "veteranos" foi mais uma aventura por nós proporcionada.
    Daqui a alguns anos, espero que ao reverem o filme deste acantonamento (no caso da Alexandra pela enesima vez) se lembrem de nós como amigos com quem partilharam alguns dos mais divertidos momentos da vossa vida.

    Enquanto esse dia não chega, lá estamos sempre disponiveis para vocês.

    Um "beijnho" pras meninas e um "abraço" prós meninos.

    Alberto Cação

    ResponderEliminar
  14. Olá
    Adorei ir ao casteleiro, da neve...
    Foi muito fixe!
    É divertido viver lá e as pessoas são muito simpáticas.

    Beatriz Afonso

    ResponderEliminar