08/01/2010

Conhecer a fauna e flora do Casteleiro

Olá a todos, mais uma vez espero que 2010 tenha começado bem. Aqui, pelo Viver Casteleiro, vou lançar uma nova temática para interagir com os visitantes.
Sendo eu um apaixonado pela flora, termo que se utiliza para designar plantas herbáceas, arbustos e árvores, já que a fauna designa a parte animal desde os pequenos mamiferos as aves e insectos, tendo depois cada grupo a sua designação especifica, lanço o desafio para quem quiser conhecer alguma espécie de planta ou animal existente na freguesia, ou mesmo fora dela, que me envie fotos ou uma boa descrição, para eu conseguir identificar, e falaremos aqui um pouco de cada uma.
Podendo dar um toque em especial às que tiverem finalidade Aromática e Medicinal designadas PAM.
Que se pretende com este desafio? Dar a conhecer e sensibilizar as pessoas para a diversidade de espécies que podem existir numa determinada área. Chamando atenção para algumas espécies estarem protegidas e não se poderem destruir.
Espero que seja útil este desafio pois, no final de algum tempo, teremos uma listagem de espécies e quem sabe não editaremos um guia para distribuir a quem nos visite.
Quanto às aves é interessante pois há programas a nivel nacional cuja função é registar o primeiro avistamento de espécies migratórias que venham passar uma estação cá ou estejam de passagem nas suas rotas migratórias.
Existe uma associação a nivel nacional designada SPEA – Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves http://www.spea.pt/ que concentra esses registos e faz um relatório anual dos avistamentos.
Deixo o blogue dos censos das cegonhas em implementação no distrito da Guarda. http://www.censosdacegonha.blogspot.com/
Existem alguns blogues e sites que podem dar uma ajuda na identificação das espécies. Se alguém estiver interessado eu posso indicar.
Bom Ano a todos.



"Ambiente agrícola e espaço florestal", espaço de opinião de autoria de Ricardo Nabais

1 comentário :

  1. Erva-Cidreira e hortelã, tenho no meu jardim:
    A Erva-Cidreira têm propriedades calmantes, sedativas e também pode ser útil em casos de resfriados com febre. Também pode ser utilizado para combater estresse, problemas gastrintestinal e insônia.
    O chá de hortelã é indicado para tratamento de gripes e má digestão. O gargarejo alivia dores de garganta. Pode aliviar, também, picadas de insetos. Muito boa contra ânsia de vômitos Ela ajuda a purificar o organismo, limpar o tubo digestivo, eliminar toxinas, diminuir a temperatura do fígado, acalmar e garantir uma boa noite de sono. Erva aromática igualmente reconhecida pelo seu perfume refrescante é utilizada nas mais diversas preparações.
    Belíssima para aromatizar saladas, sejam de legumes, frutas ou mistas, sopas, ervilhas, um chá gelado, um sorvete de limão... a hortelã é ainda excelente para dar um toque especial à mayonnaise ou molho de iogurte, os beirões utilizam nos maranhos, ...
    A Urtiga pode trazer bons resultados em casos de artrite e reumatismo por ter propriedade antiinflamatória.
    No Ano passado fui colher flor de sabugueiro
    O Sabugueiro é uma planta arbustiva de porte médio
    Geralmente, utiliza-se flores de Sabugueiro para fins terapêuticos. Indicado para afecções pulmonares, catapora, bronquite, dor de garganta e como expectorante
    *Quim*

    ResponderEliminar