20/04/2010

O Borda D´Água

O BORDA D´ÁGUA é o almanaque mais antigo de que há memória; é um reportório útil a toda a gente contendo todos os dados astronómicos, religiosos e muitas indicações úteis de interesse geral. É editado desde 1929 pela Editorial Minerva. Faz já 81 anos.
Desde muito cedo que o homem soube interpretar a previsão do tempo. Ainda hoje encontramos pessoas idosas que, olhando para os Astros formulam as suas hipóteses e condicionam, em função disso, os seus afazeres do dia seguinte.
Se quisermos ir mais longe, através da sabedoria popular, ou mesmo de testemunhos ainda vivos, é possível encontrar previsões do tempo, mesmo para o ano inteiro. O povo, através dos sinais que os Astros lhes forneciam, e do tempo que fazia nos primeiros 12 dias de Janeiro, em algumas localidades, e nos primeiros 13 dias de Agosto – no Casteleiro (o dia 1 de Agosto, dizia-se que o Governo tirava-o para ele...já nessa altura o governo não dava, tirava!) conseguia criar uma previsão para o ano inteiro. Nestes casos, o tempo que fazia em cada dia, correspondia a cada mês do ano.
Hoje, através de sofisticada tecnologia, é possível fazer previsões a médio e a longo prazo, com uma mínima margem de erro.
Outros tempos!... muito longe do tempo em que o Almanaque nasceu.



"A Minha Rua", espaço de opinião de autoria de Joaquim Gouveia

Sem comentários :

Enviar um comentário