21/02/2010

Vai nascer a "Casa da Memória"

A antiga escola primária feminina vai dar lugar à “Casa da Memória” do Casteleiro, uma iniciativa da Junta de Freguesia que tem por objectivo preservar e divulgar a cultura casteleirense.
Este projecto pretende reunir o maior número de objectos, utensílios e documentos que, em conjunto, possam preservar a memória de uma aldeia rural e agrícola. Preservar objectos mas, essencialmente, deixar um testemunho que por si só os objectos não podem testemunhar: os homens, as suas vidas, ocupações e sentimentos.
A “Casa da Memória” será, assim, muito além de um local onde se podem observar objectos etnográficos, um espaço vivo da memória colectiva, em que cada peça tenha um valor simbólico acrescido.
Para a concretização deste projecto, a Junta de Freguesia conta com a colaboração do Lar de São Salvador, cuja Direcção ontem reunida deliberou associar-se à iniciativa. Porque a “memória” dos nossos seniores deve ser valorizada e estimada, os utentes do Lar vão ocupar algum do seu tempo na “Casa da Memória”, para acolher os visitantes, responder às suas curiosidades, encantar com as suas estórias.

6 comentários :

  1. Evidentemente, (mais) uma belíssima ideia. Nem sequer difícil de concretizar. Objectos e estórias é o que não vai faltar. Assim haja também visitantes e interessados. Começar pelas escolas básicas e secundárias da região, talvez não fosse mau de todo.
    Tó Zé, é bom saber que não esmoreces. Como já te disse pessoalmente, contas comigo a 300% nesta ideia da «Casa da Memória»: no que eu puder ajudar, estou aí...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. "Casa da Memória" - que bonito nome!Depois de um edificio onde o saber muitos anos foi ministrado a tantas meninas cá da nossa terra (em tempos idos,esta era a escola das raparigas, está hoje virado para guardar memórias de um povo. Será certamente um bonito baú de recordações! Estou certo que muitas serão as pessoas que colaborarão na recolha de materias e na catalogação dos mesmos.
    A ideia de parceria com o Lar acho óptimo! Já pensaram quantas estórias esta instituição também guarda?!
    É evidente que o meu apoio certo!
    Joaquim Gouveia

    ResponderEliminar
  3. Como membro da Assembleia de freguesia, sinto-me lisonjeada pela iniciativa.
    Sei de alguem que iria ficar certamente radiante com esta noticia, porem nao se encontra mais entre nós.
    vamos por maos à obra.
    Ajudarei na catalogação e recolha do que for necessário. Evidentemente que se houver outra oportunidade levarei os meus meninos a visita-la.
    Obrigada pelos momentos mágicos que vão certamente proporcionar a todos os seus visitantes.
    Proponho ainda talvez quem sabe uns ateliers ao vivo aquando de visitas marcadas pre definidas.
    A elaboraçao do queijo, enchido, pão ...
    Será sonhar demais?
    Acredito que nao.

    Cristina Alexandrino

    ResponderEliminar
  4. Com o trocar de ideias, se consegue construir algo diferente. Só o nome já é algo diferente do que anda no mercado, muitos parabéns.

    Para atrair pessoal e muito bem teremos que fazer actividades complementares como a Cristina Alexandrino referiu.
    É necessário guardar as memórias mas ao mesmo tempo passar a sabedoria aos mais novos para não se perder no tempo e ficar só guardada na Casa.

    Mais uma vez também estou disponivel para colaborar.


    bom trabalho

    Ricardo Nabais

    ResponderEliminar
  5. Como é bom ver que no nosso concelho existem pessoas com tão boas ideias. Parabens To-Zé, parabens Sandra e todos os restantes intervenientes. Estou certo que esta ideia é uma entre tantas outras que vão surgir no Casteleiro

    Toni

    ResponderEliminar
  6. Tenho visitado este espaço mas nunca tive ( digamos)coragem para comentar iniciativas, memórias, preocupações, textos que até me emocionam. Hoje tirei-me de coisas e comecei a teclar! Nada como começar!Que bom relembrar o acordeão,ao som do qual ainda dancei (sim, já passei os 50) sempre fui muito amiga de bailar! Ler as crónicas do Quim Luis é delicioso! As preocupações ambientais do Ricardo dão que pensar!Ver o que o nosso Presidente com projectos tambem é bom!Ver que o Manel Albino a milhares de km nos visita virtualmente!Enfeim este espaço é um local de laser para mim.
    Helena Fonseca

    ResponderEliminar