24/02/2010

O Galo e os "Entrudos"

Foi com grande alegria ver, neste nosso Casteleiro, uma das bandeiras desejadas que é o voltar aos tempos de antanho, ricos em tradições, caídas em desuso.
Hasteada a bandeira com espírito natalício do presépio, das luzes a brilharem no Largo de S. Francisco e com a Torre da Igreja iluminada, já que o madeiro, no Largo da Praça, tem vindo a ser tradição, surgiu agora, neste Carnaval de Domingo Gordo, e com aplausos, o Testamento do Galo, precisamente no dia em que os alunos, de então, das Escolas Primárias masculina e feminina, munidos de espadas de pau, de serpentinas (fitas) e de papelinhos de variadas cores, festejavam com grande alegria e liam com entusiasmo e orgulho, em locais apropriados das ruas da aldeia, quadras a referirem-se aos órgãos e ás partes mais esquisitas do pobre galo e dedicadas aos testamentários, isto é, às pessoas de quem se queria fazer “troça”.
Anunciados os testamentários, provocando gargalhada geral entre a assistência, e como no Carnaval ninguém leva a mal, e muito menos às crianças, podemos dizer e todos sabiam que isto não passava duma leve brincadeira, sem ofensa maldosa, como acontecia com os adultos no “Chorar o Entrudo”, nas “Cacadas” e nos “Entrudos” do antigamente.
À Junta de Freguesia que prometeu e está a cumprir o recordar tradições dos nossos antepassados, bem como aos seus colaboradores, os nossos agradecimentos e, certamente, de todos os Casteleirenses que, no dia 14 de Fevereiro, Domingo Gordo, pelas 15 horas, acorreram ao Largo de S. Francisco para assistirem ao Testamento do Galo e à entrega do Galo à Sr.ª Professora D. Fernanda Paiva.
Com muitas palmas e distribuição de rebuçados e chocolatinhos, assim terminou o Testamento do Galo proporcionando aos muitos presentes momentos de alegria, na esperança de que outras tradições estão para serem revividas, assim o esperamos.
Não esperávamos, é que, na Terça-feira de Carnaval, com surpresa nossa, e muito bem, um grupinho de “Entrudos”, gente nova, se dispusesse a deambular pelas ruas do Casteleiro, dando-lhe uma outra vida e não se esquecendo de entrar nos cafés e, em especial, no Lar, para alegria dos idosos, da Direcção, funcionárias e visitantes.
Com os nossos parabéns, oxalá que esta iniciativa seja o prenúncio e rastilho para o aparecimento de “Entrudos” para o ano e anos seguintes.





"Daqui Viseu", espaço de opinião de autoria de Daniel Machado

1 comentário :

  1. Antes de mais quero dar os parabéns pela iniciativa, uma vez que ainda não o tinha feito e dar um pequeno contributo para a melhoria destas actividades.
    Infelizmente não pude estar presente, mas divulguei a iniciativa ao máximo por pessoas da região inclusive alguns que se encontram na capital e vieram passar o entrudo a freguesia.
    O que é certo é que se atrasaram um cadito e já não viram nada, iam todos entusiasmados pois nunca tinham assistido a tal evento.

    A melhoria que desejo para este tipo de actividades é que atrasem sempre um bocadinho e façam sempre mais alguma coisa em complemento para se justificar a vinda das pessoas a freguesia.

    Espero que não levem a mal esta critica construtiva.

    Continuação de bom trabalho.
    Ricardo Nabais

    ResponderEliminar