24/02/2010

Central de Biomassa a todo o vapor

A todo o vapor, entrou em funcionamento a nova unidade fabril da região, mais concretamente no concelho de Belmonte: a Central de Biomassa.
Para os que não sabem, esta Central é uma fábrica que queima restos de árvores e matos provenientes da exploração florestal, cortes de povoamentos, limpeza de matos na parte florestal, pois pode também utilizar restos agrícolas das podas de árvores e vides, para produção de energia eléctrica que entra na rede eléctrica normal.
Escrevo esta novidade, apesar da nossa Freguesia estar infelizmente limpa de matos. Muitos residuos florestais estão a ficar nos antigos pinhais que os proprietários venderam após o incêndio.
Se, por um lado, estes resíduos devem ficar no terreno para sustentar o solo e evitar a erosão, por outro deviam ser retirados pois leva imenso tempo a integrarem-se no solo. É sempre uma decisão dificil de tomar, o que eu aconselho é tentar incorporar o mais possível no solo.
Esta Central, no futuro, irá ser uma mais valia , caso os proprietários queiram limpar as suas matas e vender o resíduos. Inicialmente o projecto prevê uns centros de recolha e o transporte até a Central será feito por esta, para reduzir custos aos proprietários.
Irei continuar a divulgar estas iniciativas para tentar cativar os nossos proprietários a não desistir de um bem que não podemos perder: a floresta.
Pelas opiniões que tenho ouvido todos ficaram desmotivados, mas acho que a solução passa pela união e porque não com o apoio da Junta de Freguesia, que tem sido inovadora e todos os dias nos supreende com novas ideias e actividades para a Freguesia.





"Ambiente agrícola e espaço florestal"

espaço de opinião de autoria de Ricardo Nabais

2 comentários :

  1. São sempre surpresas agradáveis sabermos que uma indústria se instala nesta nossa região do interior, coisa rara de acontecer nos dias que correm. Também leio com agrado notícias desta natureza e principalmente quando nos referem fontes alternativas de energia ao tão conhecido PETRÓLEO. Ainda há muito a fazer, e em termos científicos ainda temos de caminhar, para que de facto aquele seja totalmente banido. Mas a realidade está já aí, a substituição do petróleo já começou e são centrais como esta que agora entrou em funcionamento e outras e de outra natureza ditarão finalmente o fim do petróleo. AGil

    ResponderEliminar
  2. Sim é verdade, mas vamos ver se não passa de mais um negócio para alguns e as nossas matas ficarem na mesma.

    Porque o objectivo inicial não é produção de energia mas sim promover a limpeza da floresta para reduzir o risco de incêndio.
    Esperemos que o preço da tonelada aumente e compense os produtores que fizerem a limpeza das suas matas.

    Nabais

    ResponderEliminar