07/12/2010

Esta palavra Casteleiro

Como e quando e fundado por quem nasceu o povoado onde nasci e que hoje começa a ter outra vez projecção?
De onde lhe vem o nome de Casteleiro?
Por intuição, sempre pensei que o mais lógico era que estivesse relacionado com castelo: fosse o Castelo de Sortelha, fosse um dos castros que haveria em bom número aqui na zona.
Para tanto, recuo sempre uns 13 ou 14 séculos na História e penso em tempos de dureza, de sobrevivência difícil, de lutas pela terra mais fértil, e também tempos de afirmação de autonomia e mesmo de soberania.
Por comodidade, sou levado a pensar em cristãos e mouros.
Fiz umas pesquisas na net.
Não há muitos registos. Menos ainda que se refiram mesmo à nossa terra.
Mas alusões a castelo, a lendas e a especulações encontrei algumas.
Há por lá muita coisa que faz pouco sentido. Mas há uma linha de raciocínio que se ajusta mais ao que sempre pensei e que não é contrariado pelo que pode ser uma linha de continuidade com a tradição oral - a mais provável fonte de História neste caso, à falta de investigações da UNESCO...
Vamos então ao resultado - sem esquecer que deixei para trás dois registos prometidos e a que regressarei um dia destes: os expedicionários que do nosso Casteleiro partiram para a guerra na França em 1916; e a exploração de produtos da terra para lá dos agrícolas: os metais e os minerais, água incluída - e suas implicações no desenvolvimento da nossa terra, apesar de tudo...

Casteleiro, dono de castelo

Começo pelo que é firme, certo e seguro: na sua origem, a palavra que está nas placas das curvas de começo e fim da nossa aldeia, relaciona-se sempre com «castelo»: como adjectivo significa sempre algo que diz respeito ao castelo; como substantivo significa «castelão», ou seja, o dono do castelo.
Leia aqui, por todos.
Ou então: «casteleiro» pode ser o mesmo que «castelário», como li aqui.

Uma lenda, um beijo, uma fuga

Claro que há aquela lenda agradável e interessante de ler: a princesa apaixonou-se pelo árabe, deram um beijo eterno que está plasmado na rocha... e os pais, donos do castelo de Sortelha, com o desgosto, renunciaram ao castelo e refugiaram-se nas suas terras do vale, na nossa terra. Como eram os «casteleiros», donos do castelo, a terra que fundaram passou a chamar-se assim.
Tem piada, relaciona-se com o facto de o Casteleiro, desde esse século XIII até 1855 ter feito parte do concelho de Sortelha, mas nada mais do que isso: tem pouco a ver com a realidade da época, parece-me. Nem no Casteleiro resta nada que possa ser levado à conta de casa apalaçada que os senhores de Sortelha certamente teriam construído para viverem. Não estou a ver um senhor feudal a viver numa casinha das mais antigas do Casteleiro.
Para ler sobre isto algo inserido na net por alguém do Casteleiro, pode ler aqui.

Casteleiro, construtor de castelos

Mas, mais do que relacionado com os donos do castelo, acho que o nome da nossa terra pode estar relacionado com trabalho no castelo. Casteleiro deve também ser registado como o pedreiro, aquele que construiu com os seus braços o castelo.
Como se lê aqui, por exemplo.
Qual castelo?
O de Sortelha pareceria ser a resposta óbvia.
Mas acho curto.
O de Sortelha só foi construído no século XIII.
Mas antes dele, no mesmo sítio, havia já construções defensivas.
Acho que estamos a falar de tempos mais recuados. Sinto que uns 500 anos antes disso.
Haveria por aqui outras fortificações não tão elaboradas nem tão poderosas mas igualmente importantes para a sua época: os castros, como hoje se designam, mas que na altura, por influência romana e galega/castelhana, certamente andaria perto de castillo, a palavra do país do lado para essas construções já nesse tempo: «castillo», castilo, castelo, castelano, castelão, casteleiro... sei lá. Uma coisa destas, para designar os donos dos braços que construíam os castros aqui à volta da nossa terra.
A reforçar esta minha preferência, o facto de na nossa terra tradicionalmente sempre ter havido muitos pedreiros, muita gente relacionada com a construção civil.
E nesta coisa da origem das coisas, a tradição vale muito...







"Memória", espaço de opinião de autoria de José Carlos Mendes



5 comentários :

  1. Muito bem, parabéns pela investigação mas não tendo presente aqui um texto que em tempos a Senhora professora Lucinda me arranjou para um trabalho sobre história da nossa terra, era defendida a opção casteleiro, construtor de castelos. e utilizarem a antiga calçada romana.

    Boa continuação para as pesquisas...

    ResponderEliminar
  2. Muito bem. Essa da calçada romana é muito bem lembrada. Nunca pensei lá para trás, antes dos árabes. Mas agrada-me recuar até aos romanos. Haverá portanto pelos menos uns 18 séculos que gente do Casteleiro se dedicará à profissão de pedreiro...
    Obrigado, Nabais, pela ajuda a todos os que lerem isto.
    A Lucinda sabia da poda - como todos muito bem se lembram. Pensar nela também nos faz bem.

    ResponderEliminar
  3. Muito Interessante a pesquisa que fizeste Zé Carlos. Desenvolve, acresenta e confirma algumas das ideias que já tinhamos da génese do Casteleiro.

    Obrigado!!
    Grande Abraço
    Filipe Figueiredo Pinto

    ResponderEliminar
  4. Olá, Filipão!
    Aparece por aqui mais vezes e... diz de tua justiça, pá.
    É bom saber-te.
    Gd abraço.

    ResponderEliminar
  5. Nada agradecer, gosto de história pena não ter grande tempo para pesquisas e leituras.

    Boa continuação para as descobertas...

    abraço

    ResponderEliminar