13/06/2010

O dia da tosquia

Com o evoluir dos tempos, também na agricultura se viram várias árduas tarefas tornarem-se um pouco mais fáceis com ajuda de maquinaria e utensílios que antes não existiam.
Hoje trago um exemplo disso pois já não se vê ninguém a tosquiar as ovelhas com ajuda de uma tesoura específica para este trabalho, como ilustra a foto.
Estas tesouras eram compradas nas feiras e mercados da região, muitas vezes os pais ofereciam aos filhos esta ferramenta que tinham que saber utilizar.
Como era um trabalho duro, a maioria dos utilizadores enrolavam uns farrapos em volta da pega ou mesmo lã para não fazer doer as mãos, uma vez que os rebanhos eram enormes e levava imenso tempo a tosquiar uma ovelha.
Era preciso apernar (prender as quatro patas da ovelha) para não se conseguir levantar e facilitar o trabalho). Na altura a lã tinha bom preço e muitas famílias utilizavam o dinheiro da venda, para pagar dividas/ pagar rendas ou mesmo a compra de novos terrenos, com o passar do tempo o preço da lã começa a baixar e o número de rebanhos na região também.
Hoje em dia os poucos que há são mais sofisticados e a tosquia é feita mecanicamente. O preço da lã não dá para pagar ao operador da máquina e normalmente são alugados.
Fica uma imagem de eu próprio a tosquiar uma ovelha usando a máquina.
Quem souber mais sobre esta tradição agradeço que deixe nos comentários.




"Ambiente agrícola e espaço florestal"
espaço de opinião de autoria de Ricardo Nabais

2 comentários :

  1. Saber mais eu não sei! Mas sei do que escreve.Obrigada por me ter recordado essa tradição que é bem dos meus tempos de menina e que sem querer, a gente esquece. H.Fonseca

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, posso pedir-lhe um favor? Como é que se classifica a lã acabada de tosquiar? Crua? Desde já o meu muito obrigada

    ResponderEliminar