02/06/2010

Dia Mundial da Biodiversidade

No passado dia 22 de Maio foi o dia internacional da biodiversidade. Só agora tive tempo para escrever umas linhas sobre este assunto e lembrei-me de o fazer porque quando ia a sair da quinta deparei-me com 5 belos exemplares de grifos - Gyps fulvus, mais conhecido por abutres a sobrevoar o canal.
Estes animais alimentam-se de carne morta, animais que chegam ao fim da sua vida e ficam nos campos. Costumam andar pela serra da Malcata, zona de Idanha-a-Nova e, raras vezes, poderão vir de Espanha. Mais uma vez é um bom sinal ver esta espécie pela nossa freguesia, apesar da paisagem ainda estar a recuperar já se notam os primeiros sinais de adaptação das espécies.
Curioso que várias entidades, entre outras o jornal Público, lançaram um site Grifos na Web com informação acerca dos mesmos, que podem espreitar.
Estas espécies não nidificam na freguesia mas temos outras espécies que nidificam como é o caso da cegonha branca.
Para além do dia 22 ser o dia internacional, o ano de 2010 também é o ano da biodiversidade, com várias iniciativas de campo para inventariar as espécies existentes no nosso país, onde foram já encontradas algumas espécies novas de insectos.
Ou observarmos estas espécies é bom sinal, uma vez que não há grandes fontes de poluição nem de perturbação.
Caso encontrem algum animal ferido contactem a linha do SOS ambiente.







"Ambiente agrícola e espaço florestal"
espaço de opinião de autoria de Ricardo Nabais

1 comentário :

  1. Era Muito Bom que todos,(sem esquecer de ensinar os mais pequenos) comecemos a ter outra atitude para com a mãe natureza. A destruição tem sido muita ao longo dos tempos: os fogos, os pesticidas, a agricultura intensiva, a caçar tudo o que à frente da caçadeira aparece, a falta de formação...enfim!!! um rol que muito mais poderiamos enumerar. A biodeversidade faz parte desta terra que habitamos, sózinhos, como espécie única não conseguiremos sobreviver... Será que todos acreditamos nisto?? Temos, concerteza, de continuar a lutar, há esperança que nem tudo está perdido...quando vejo pessoas tão interessadas e formadas nestes aspectos ambientais e que a todos dizem respeito...há razões mais que suficientes para semos otimistas...Obrigado Ricardo. Antº Gil

    ResponderEliminar