25/03/2010

A Primavera chegou!






Entrou no passado Sábado, dia 20 de Março, pelas 17:38 horas, a estação do ano mais bonita que podemos ter a seguir a um Inverno chuvoso e frio e que nos brindou com alguns mantos brancos de geada e neve.
Os mais atentos já devem ter reparado na árvores de fruto que estão a dar o ar da sua graça, com as suas flores rosadas e brancas, entre amendoeiras, pessegueiros e abrunheiros. São as chamadas de fruto com caroço, que começam nesta nova estação e iniciam mais um ciclo de flor, folhas e fruto, para podermos degostar no final da primavera, início do Verão.
Existem espécies que precisam de dois exemplares diferentes para haver polonização das flores que mais tarde vão originar o fruto. A espécie mais conhecida deste caso é o kiwi que, dizem, ser um exemplar masculino para dois exemplares femininos. A polonização não é mais que: o polén masculino fecunda o feminino, podendo ocorrer de várias formas, através do vento ou dos insectos. Um dos insectos mais importantes para a polonização são as abelhas que andam sempre de flor em flor à procura do melhor nectar, transportando o polén de umas flores para outras sem se aperceberem que estão ajudar a continuidade da biodiversidade e da humanidade.



"Ambiente agrícola e espaço florestal"
espaço de opinião de autoria de Ricardo Nabais

2 comentários :

  1. É bom que haja pessoas sensíveis, que ainda se dão conta do que acontece à sua volta.
    A primavera é realmente uma estação muito bonita.Foi bom juntar o útil ao agradável,e falar tambem doutros aspectos que,embora conheçamos,é sempre bom recordar.
    Dulce Mendes Martins

    ResponderEliminar
  2. O Casteleiro tem linda paisagem
    Este site merece mais fotos
    Sugiro que enviem fotos para o mail indicado nesta página

    ResponderEliminar