21/03/2010

Memórias Paroquiais do Castelleyro (2)

Prossigo hoje a publicação das Memórias Paroquiais do Casteleiro (1758), escritas pelo Cura de então, Manuel Pires Leal. O questionário, já publicado, pode ser visto aqui.

8- O pároco é cura e apresentado pelo reverendo vigário da dita vila de Sortelha por ser anexa da igreja matriz de Santa Maria da mesma vila a qual pertençe a El Rei. Tem de rendimento vinte mil réis.
9- Nada.
10-Nada.
11-Nada.
12-Nada.
13- Tem quatro ermidas. Uma de S. Sebastião, esta está fora do lugar quase cem passos, e outra do Divino Espírito Santo, esta está dentro do lugar, e outra de Santa Ana, esta está fora do lugar à distância de meia légua, e outra de S. Francisco que está fora do lugar quase trinta passos e nela está erecta a irmandade dos terceiros, sujeita ao convento de Santo António da vila de Penamacor e todas estam sujeitas à igreja matriz do dito lugar de Casteleiro.
14- À ermida de Santa Ana costumam os moradores do mesmo povo fazer romagem em dois dias do ano: um em dia de Santa Cruz, a três de Maio, e outro no terceiro dia das ladainhas do dito mês de Maio, e nesta data e em todas as mais acima nomeadas se costuma dizer missa.
15- Os frutos que nesta terra se colhem em maior abundância são centeio vinho e azeite castanha e linho, mas esta maior abundância apenas...a terras fortes.
16- Está sujeita aos juízes ordinários da vila de Sortelha e nela está este ano servindo um juíz ordinário por se costumar fazer um da vila e outro da terra....vereador e todos os anos tem dois juízes, oficiais da câmara da dita vila.
17-Nada.
18-Nada por ser gente muito rústica e não se lembrarem de memória alguma.
19 Nada.
20-Não tem correio, serve-se do correio de Penamacor que dista daqui três léguas.
21-Dista da cidade da Guarda, capital deste bispado, seis léguas e de Lisboa capital do Reino dista quarenta e três.
22-Nada.
23-Nada.
24-Nada.
25-Nada.
26-Não padeceu ruína alguma no terramoto de 1755.






"Reduto", espaço de crónica semanal de autoria de António Marques

Sem comentários :

Enviar um comentário