27/07/2010

Passeio do Centro de Animação Cultural

Como é do vosso conhecimento, o Centro de Animação Cultural do Casteleiro organizou uma visita ao Castelo de Almourol e à cidade histórica de Tomar, que se realizou no passado dia 17 de Julho.
Com partida do Casteleiro, às 7:30h pusemo-nos à estrada, tendo feito uma única paragem pelo caminho para consolar o estômago. Apesar do difícil acesso, lá chegámos a Vila Nova da Barquinha, onde nos esperava um barco que nos conduziu até ao Castelo de Almourol. Tivemos oportunidade de explorar o Castelo que está erguido numa pequena ilha escarpada no meio do rio Tejo. Do alto das muralhas podemos vislumbrar de várias perspectivas a paisagem envolvente. Para repor as energias escolhemos a cidade de Tomar, almoçámos tranquilamente num parque junto ao Convento de Cristo.
Depois de almoço, percorremos a cidade no comboio turístico que nos deu a conhecer os pontos mais atractivos de Tomar. Passeámos pela zona dos Pegões onde fizemos uma paragem para observar a paisagem abastada de figueiras e o aqueduto que em tempos assegurou o abastecimento de água ao Convento de Cristo. Avistámos a Mata dos 7Montes à medida que íamos descendo para a cidade. No centro de Tomar, especificamente na praceta Alves Redol, vimos trechos arquitectónicos de edifícios de outrora, o pelourinho, os Lagares do Rei, a Igreja de Santa Iria, entre outras. Tivemos ainda oportunidade de atravessar o rio Nabão pela ponte velha e de passear pelo parque do afamado Hotel dos Templários. No centro da cidade, o rio Nabão contorna uma pequena ilha ajardinada, dividindo o seu curso entre o leito principal e uma levada que desvia a água para os antigos Moinhos do Rei. Nessa zona encontra-se uma grande nora de madeira ligada às tradições de rega, conhecida por roda hidráulica do Mouchão. Na margem esquerda do rio Nabão vimos a Igreja de estilo gótico de Santa Maria dos Olivais onde se encontra o túmulo de Gualdim Pais, mestre da ordem dos Templários.
Depois de alguns minutos de descanso nas sombras do parque do Convento de Cristo fomos visitar este exemplar magnífico da história da arquitectura portuguesa. Finda a visita ao Convento de Cristo, aproveitámos para vaguear pelo centro de Tomar desfrutando dos jardins refrescantes ao longo do rio Nabão. O regresso a casa foi animado como não poderia deixar de ser.
Espero que tenham desfrutado do passeio e que aguardem ansiosamente o próximo.


Texto de autoria de Ricardo Fortuna

Sem comentários :

Enviar um comentário