27/02/2014

O Regedor


Figura respeitada, o Regedor, era um subordinado do Presidente da Câmara, ao serviço do Estado, donde não recebia qualquer ordenado pelo trabalho que fazia, ocupando-lhe muitas vezes, todo o seu tempo. Para além do policiamento da freguesia, era chamado a intervir nas situações mais insólitas e até caricatas, como o roubo de uma galinha, fazer as pazes entre marido e mulher, em brigas, desacatos, comprovar óbitos…fazer o registo, anual, da produção de cereais, vinho e azeite, penalizando os proprietários que não fornecessem corretamente estes dados.
Para o auxiliar em todas as suas tarefas, tinha às suas ordens e nomeados por este, os chamados Cabos de Policia, sendo por norma rapazes de boa constituição física, e de preferência, acabados de chegar da tropa.
Em plena II Guerra Mundial e com escassez de alimentos, a comida era racionada e a cada família, o Regedor atribuía senhas de racionamento, através das quais era possível levar para casa um pouco de açúcar, arroz…sempre insuficientes para as necessidades das crianças e adultos.
Quem se lembra do Ti Américo Fortuna como o último Regedor do Casteleiro? Morava perto igreja e também da estalagem. Habitava a casa onde atualmente mora seu filho José Fortuna.
 

 
 
 
 
"A Minha Rua", Joaquim Luís Gouveia
 
 

3 comentários :

  1. O Ti Américo era muito bom homem.
    Nada alinhado com o regime que o nomeou.

    Tal como os dois filhos, todos das minhas intensas relações de miúdo, devido à proximidade da casa dos meus avós maternos (meu padrinho Luís Gouveia, desaparecido tão cedo, e da minha madrinha Purificação).

    Os filhos foram sempre meus companheiros de brincadeiras - sobretudo o David, pois o Zé já era um pouco mais velho que nós.

    Boa gente e bons tempos.
    Foi bom lembrares-me isto, JLG.
    Continua. Acho que vais na boa senda...

    ResponderEliminar
  2. Amigo Joaquim Luís Gouveia:
    Esclareço que o Sr. Américo Fortuna foi o penúltimo Regedor do Casteleiro. O último foi o José Carrilho desde 1970 até 15 de janeiro de 1975.
    Um abraço de Daniel Machado.

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos JCM e DM
    Em primeiro lugar quero agradecer-vos os esclarecimentos prestados acerca deste assunto.
    Com o contributo de todos, certamente que a nossa História ficará ainda completa.
    Em segundo lugar quero dizermos que estes pequenos "recortes" têm por objetivo trazer à lembrança de uns e ao conhecimento de outros, alguns pequenos "arbustos" que bem identificam a "floresta" - Casteleiro.
    Abraço

    Joaquim Luís Gouveia

    ResponderEliminar