05/06/2013

Os cuidados de saúde no Lar S. Salvador

Com o aumento da esperança média de vida, os utentes são na sua grande maioria, indivíduos com idade avançada, com um certo nível de dependência e com um vasto leque de patologias.
Desta forma a equipa multidisciplinar assume um papel fundamental na qualidade de vida do utente.
Nesta equipa inclui-se a enfermeira, a profissional com responsabilidades na prevenção da doença e promoção da saúde dos utentes.
Tem sido um desafio constante melhorar os cuidados de saúde dos utentes que compoem as três valências do Lar S. Salvador do Casteleiro: Lar, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.
Há praticamente um ano com Enfermeira a tempo inteiro, faz-se, hoje, um balanço bastante positivo.
Entre as várias funções, destacam-se as seguintes: elaboração do Processo de Enfermagem, com as suas várias componentes, a organização do processo clínico, recepção, armazenamento, gestão e supervisão da administração da medicação dos utentes, avaliação dos sinais vitais, realização de pensos, fricções, massagens e outros procedimentos de Enfermagem e a articulação o clínico da instituição.
Os registos de todos estes cuidados foi melhorado.
Salienta-se que é realizado um trabalho diário e conjunto entre Enfermeira e colaboradoras em relação aos utentes mais dependentes, no que respeita aos posicionamentos e prevenção de úlceras de pressão.
Ao longo do ano foram realizadas várias acções de formação no sentido de elucidar as mesmas para uma melhor promoção da saúde dos utentes e prevenção de estados de patologias. Actualmente nota-se uma melhoria neste sector.
Entre as várias acções destacam-se a da Diabetes, Pé Diabético, Actuação em casos de emergência. Tivemos, também, a colaboração das Enfermeiras do Serviço de Consulta Externa do Centro Hospitalar Cova da Beira.
O acompanhamento a consultas e exames de diagnóstico é efectuado pela Enfermeira, Directora Técnica ou outros elementos da Equipa Técnica, o que permite uma melhor transmissão da informação.
Posteriormente á consulta, os familiares responsáveis são informados dessa passagem de informação e eventuais alterações. Deste modo, há uma maior proximidade entre a Equipa de Saúde – Utente - Família.
No que concerne à reabilitação, as sessões de Fisioterapia e exercício físico ajudam a combater a imobilidade, o isolamento, uma vez que as sessões terminam sempre com um exercício de grupo, promovem a mobilidade articular, o aumento da circulação sanguínea, diminuição da rigidez muscular, entre muitos outros benefícios.
Estas sessões são realizadas duas vezes por semana, com o auxílio da Fisioterapeuta e Osteopata, tendo havido um aumento do número dos utentes a participar.
Fazendo parte igualmente da equipa de saúde, o médico actua na prevenção, diagnóstico, tratamento e cura das patologias dos utentes, assim como na implementação de acções e programas de promoção de saúde, trabalhando em   articulação com a Enfermeira.
O Lar S. Salvador está em constante melhoria, dando primazia a serviços de qualidade, com o máximo de eficiência e eficácia de todos que colaboram diariamente com a instituição, para que esta seja reconhecida com uma instituição de referência na região.
A Direcção do Lar S. Salvador



Sem comentários :

Enviar um comentário