06/06/2011

Casteleiro em contra-ciclo faz a Festa da Caça

O Casteleiro foi a terra da região em que o rosa mais sobressaiu no dia 5, no acto eleitoral. Ou seja: foi aqui que se verificou a melhor votação do PS. E até uma das melhores do Norte do País. O Casteleiro e a Bendada, já agora…
Pode ter havido uma circunstância conjuntural, como digo adiante.
Mas não sei: veremos daqui a 4 anos, se não for antes.
O Casteleiro votou muito rosa.
Muito distante da Raia. Muitíssimo distante de Ruivós, uma das terras mais PSD/CDS do País, em que o CDS, inclusive, ultrapassa o PS com quase o dobro dos votos…
No geral, a minha visão é a seguinte:
- A Raia dá a vitória ao PSD e deixa o PS a vários pontos (entre 3 e 10-15 em média, até 30 pontos abaixo na Lageosa, por exemplo).
- As freguesias do Concelho do Sabugal que ficam mais próximas de Belmonte (Santo Estêvão, Moita, Casteleiro, Sortelha, Bendada) são aquelas em que o PS aparece como vencedor e mais bem cotado.
Mas é no Casteleiro que a mancha rosa se propaga com mais intensidade.
Certamente contribuiu para isso a mobilização pessoal e prestigiante por via do facto de o Casteleiro ter na lista uma cidadã de relevo concelhio e regional: Sandra Fortuna.
Isso, veremos nas próximas: se o PS se mantém em alta no Casteleiro ou não.
Mas digo-lhe já que, no Casteleiro, em 2009, foi assim: PS – 49,8%, PSD – 34,1%.
Só por curiosidade: desta vez, em ruptura de contra-ciclo, quando o País quase todo vira, na nossa terra, as posições relativas foram as seguintes, no domingo passado: PS – 48,2%, PSD – 32,3%.
Repito: a presença de uma candidata da terra pode ter vencido o contra-ciclo geral do País: é só olhar para o mapa de Portugal nos jornais do dia a seguir às eleições…
Resta acrescentar que as freguesias próximas mas do lado de Belmonte têm boas votações para o PS – mas não tão boas como na nossa terra. Para comparar, se quiser, deixo-lhe aqui a votação da Freguesia de Belmonte, no domingo passado: PS –37,6%; PSD – 31,6%.

Concluo que até do ponto de vista sócio-político, o Casteleiro tem mais afinidades com a parte Sul (ou seja: com o início da Cova da Beira) do que com a Raia.
Isso sempre foi assim.
As eleições de domingo vieram novamente confirmar-me a situação.

Vamos fazer a Festa da Caça e mostrar a todos os vizinhos que sabemos receber bem e que recebemos muito bem a todos e que todos são muito bem-vindos, claro.

Boa Festa.






"Memória", espaço de opinião de autoria de José Carlos Mendes


1 comentário :

  1. É verdade: Ramiro de Matos tem razão num sublinhado que faz aqui
    http://capeiaarraiana.wordpress.com/2011/06/09/os-resultados-eleitorais/.
    Tem a ver com a votação nos Fóios. Esquecia-me de registar que lá, com 46,07%, o PS obteve uma uma lança assinalável em plena Raia - ali e na Bismula, embora menos (com 40%), diga-se.
    Registo efectuado.

    ResponderEliminar