04/09/2014

Sinais...


Num tempo em que muito se fala de planeamento estratégico no concelho do Sabugal nós, no Casteleiro, procuramos com os escassos meios à nossa disposição, olhar o futuro com confiança. As sementes que transportamos são mínimas: vontade, ambição, amor à terra e uma desmedida crença de que é possível.
Sabemos, o passado assim o atesta, que ninguém virá aqui dar absolutamente nada de mão beijada. Temos que ser nós a semear com as alfaias que são as nossas. Mas estamos atentos a encontrar as âncoras que forem disponibilizadas aqui ou acolá. Prova disso são alguns projectos candidatados e realizados com recurso a fundos europeus.
Travar a desertificação é o nosso combate. Não é uma tarefa fácil E uma pequena Junta de Freguesia não tem meios, financeiros, de decisão e escala para mudar os indicadores que, todos os dias, parecem indicar um caminho de não retorno.
Porém, a palavra de ordem é não desistir! As casas, as ruas e os largos que os nossos antepassados nos legaram podem hoje não ter gente. Mas isso só nos motiva a prosseguir com mais determinação e confiança.
Nessa lógica, é com imenso prazer que deixo a notícia que a Universidade da Beira Interior vai passar a ministrar cursos de curta e média duração no Casteleiro. A antiga escola, já preparada e equipada pela Junta de Freguesia, vai abrir as suas portas e voltar a assumir a sua velha função de ensino.
O primeiro curso “Saúde do Viajante” vai inaugurar este ciclo já nos próximos dias 26 e 27 de Setembro. Esperamos que esta parceria produza bons frutos e seja o início de um caminho que abra novos horizontes.

São sinais….

António José Marques
Presidente da Junta de Freguesia de Casteleiro


Sem comentários :

Enviar um comentário