17/09/2014

Hoje há Circo!


Era assim que o cartaz colocado sobre a sinalética, no largo de S. Francisco, anunciava o espetáculo de circo para a noite de sábado passado.
Estrada a baixo estrada a cima, um som estridente saía de uns altifalantes colocados sobre o tejadilho da furgoneta que, de nova, apenas tinha o condutor.
Respondendo a este som inconveniente, e lá bem do alto da torre, o sino da igreja batia as seis badaladas, prenúncio de mais um dia que estava a terminar. Com o cair da tarde, aproximavam-se do povo rostos cansados, enrugados pelos anos e pelas agruras da vida.
Entretanto, no largo de S. Francisco, tudo estava preparado para o espetáculo da noite.
As cadeiras vazias aguardavam pelo chamamento sonoro que inundou as ruas desertas do Casteleiro.
Enquanto isso, o dono do circo escolheu o belo banco de madeira que, diariamente, se abriga por debaixo das frondosas árvores do largo, fazendo contas a uma vida povoada de ilusões, em que o próximo desafio é sempre o dia seguinte.
Para estes semeadores de ilusões e de sorrisos contagiantes, mesmo quando a vida lhes vira as costas, vai a minha singular homenagem!
Nota 1
É de elementar justiça lembrar, aqui, Delfim Paixão – eterno comediante, de um tempo já longínquo, que fez do Casteleiro o seu verdadeiro porto de abrigo. 
Morava nos “Italianos”- antiga separadora de minério, à guarda, na altura, de Joaquim Pedro.

Hoje já não há “italianos”; Delfim partiu definitivamente. Enquanto isso, a magia contagiante do circo continua a levar alegria e boa disposição, mesmo às aldeias solitárias, espalhadas por este interior, tão distante de Lisboa…






"A Minha Rua", Joaquim Luís Gouveia




Sem comentários :

Enviar um comentário