14/04/2014

Casteleiro acolhe projecto único na Europa


O Casteleiro está a ser palco de um projecto pioneiro e único na Europa. Trata-se da aplicação do SVD - Sistema de Vigilância Demográfica ("coorte" de base populacional) junto dos cerca de 400 habitantes da aldeia que vai permitir acompanhar a saúde da população e disponibilizar uma base de dados para trabalhos científicos.
Este projecto é promovido pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento da Beira (CIDB), liderado por João Luís Baptista, professor na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã. O estudo também envolve a Unidade Local de Saúde da Guarda, a Direcção Geral de Saúde, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e o Centro de Investigação em Saúde Comunitária, entre outras entidades.
A aplicação do SVD inclui o levantamento demográfico, da pré-diabetes, da doença pulmonar obstrutiva crónica e de indicadores do ambiente, além do perfil de saúde dos habitantes do Casteleiro
Nesta primeira fase dos trabalhos, que decorre já há alguns meses, é realizado um inquérito, porta a porta, que inclui a georreferenciação das casas e a anotação de informações sobre a saúde de quem lá habita. Também é recolhido "algum material biológico" das pessoas.
Um dos objectivos é criar uma base de dados que sirva para os investigadores utilizarem, sendo que os primeiros resultados do estudo poderão surgir dentro de dois meses. O inquérito na totalidade da freguesia de Casteleiro, realizado com a colaboração de quatro alunos da Faculdade de Medicina da UBI, que recolhem os dados junto da população, deve ficar concluído dentro de um mês.
O estudo também permite actuar no presente, pois durante o trabalho de campo foi já detectado um "caso extremo" de um doente com diabetes que foi encaminhado para o hospital.
Considerando que a idade média dos habitantes da freguesia é bastante alta, o estudo possibilitará, igualmente, obter uma radiografia do estado da saúde da nossa população.

Este projecto, “agarrado” e apoiado pela Junta de Freguesia, começou o seu caminho em meados do ano passado e poderá vir a constituir, com outras componentes paralelas na área da saúde já em estudo, um forte e decisivo pilar na luta contra a progressiva desertificação da Aldeia.

António José Marques

2 comentários :

  1. Uma iniciativa de louvar com mais-valia para os futuros profissionais de saúde e igualmente para a população. População essa tão desacompanhada em todo o Interior deste país e que os profissionais de saúde, por vezes, desconhecem a verdadeira realidade

    ResponderEliminar
  2. A população do Casteleiro está de parabéns por dois motivos:

    1) Porque se disponibilizou, bem como os seus espaços mais íntimos para um estudo de saúde pública;

    2) Porque permite a estes jovens-futuros médicos - e à Universidade da Beira Interior fazerem um estudo a longo tempo, que poderá surtir efeito num futuro não imediato;

    Por último, quero louvar esta belíssima parceria entre a Junta de Freguesia do Casteleiro, a UBI - Faculdade de Medicina, a Unidade Local de Saúde da Guarda e demais instituições que permitirão viabilizar este projeto SID - Sistema de Vigilância Demográfica.

    Um cumprimento especial à pessoa que, por parte da UBI, vai tornar possível tal desafio, Doutor João Luís.

    Joaquim Luís Gouveia

    ResponderEliminar