16/05/2013

Povo do Casteleiro Homenageado



 
 
 
 
 
 
 
 

No passado dia 5 de Maio e por deliberação da Assembleia Geral do Lar e Centro de Dia de S. Salvador, o povo do Casteleiro viu reconhecido o seu sentido altruísta e a força coletiva capaz de edificar esta instituição, que hoje serve muitos utentes, não só da terra mas também de localidades vizinhas.
A cerimónia recheada de muito calor humano transportado por residentes e emigrantes contou, para além dos Corpos Sociais, com a presença do Diretor da Segurança Social do distrito da Guarda, Presidente da Junta de Freguesia do Casteleiro e muitos amigos que quiseram, também, mostrar a sua solidariedade.
Depois da Presidente da Direção, Sandra Fortuna, enaltecer o valor desta instituição num contexto de desertificação que se verifica, de uma forma acentuada, por todo o concelho do Sabugal, foi a vez do Diretor da S. Social sublinhar as palavras anteriormente proferidas, realçando a boa gestão da Equipa Diretiva, que se manifesta num saudável resultado financeiro e na qualidade das instalações, a par do profissionalismo de todos quantos ali trabalham. Salientou, ainda que, apesar de os tempos serem difíceis, poderiam sempre contar com o apoio dos serviços que dirige.
Por último, o Presidente da Junta salientou a importância que o Lar representa para esta terra, congratulando-se com a homenagem, agora feita, ao Povo do Casteleiro. Referiu, ainda, a qualidade de serviço que presta mostrando-se, por isso, orgulhoso e manifestamente satisfeito, enquanto filho da terra mas, também, como Presidente da Junta desta Freguesia.
De seguida, estas entidades procederam à inauguração de uma placa, colocada à entrada da instituição, simbolizando e HOMENAGEANDO O POVO DO CASTELEIRO.
Esta cerimónia terminou com um convívio entre todos os participantes e uma visita guiada pelos vários espaços ocupados, diariamente, pelos utentes ali residentes.
 
Joaquim Luís Gouveia – membro da Direção
 
 

4 comentários :

  1. Os Casteleirenses, e são muitos, podem sentir orgulho neste Lar e Centro de Dia. Construir, gerir e manter uma obra desta natureza exigiu e exige muita entrega e dedicação, principalmente nos tempos que correm que são de muita exigência. Compete à Gestão, mas também a todos nós olhar e dignificar esta obra que tão útil é aos nossos idosos, mas também pelos empregos que dá nesta região tão desertificada. AGil

    ResponderEliminar
  2. O Lar é o que de melhor aconteceu no Casteleiro nos últimos anos.
    E esta actual equipa - tal como a anterior, praticamente igual - merece toda, mas toda a nossa estima e o nosso incentivo.
    Nunca desistam, e continuem por muitos anos a dirigir esse património social incalculável.

    Permita-se-me uma nota familiar muito forte.
    É sobre este meu cunhado, que assina este artigo.
    Ele é um entusiasta dos quatro costados e merece a minha especialíssima referência (vai ficar meio envergonhado, meio chateado por pensar que o leitor vai julgar que isto é sermão encomendado - mas não é, garanto: ele não sabe que estou a escrever isto. Nem podia saber antes, caso contrário não me deixava escrever. Mas escrevo porque ele merece, tal como os outros membros da Direcção e restantes corpos sociais).

    O Quim Luis há dias fez só este «bonito»: no dia da Senhora da Quebrada (nas Quintas do Anascer), pegou em duas carrinhas - ele levou uma e a Sra. Enfermeira a outra - e, de repente, sem estar programado, mas só porque era o dia que era, levou uns quantos utentes não só à Festa da Senhora da Quebrada, onde muitos já não iriam há anos e anos, mas ainda a ver Gralhais (onde, por exemplo, a minha mãe nasceu) e depois das voltas todas, com toda a gente mais do que radiante de alegria, ainda fizeram a nova estrada que liga a Estalagem a Santo Amaro e depois é que regressaram ao Lar.

    Imaginam a alegria da rapaziada da geração anterior à minha com uma coisa destas?

    Obrigado, Quim.
    Em nome dessa geração, agradecemos-te toda a dedicação e disponibilidade inesgotável.

    (E desculpa este comentário - mas tu mereces.)

    ResponderEliminar
  3. Partlho em pleno a opinião do Zé Carlos (desculpe o trato).Tenho orgulho no trabalho desta equipa.Reconheço que nem tudo é fácil, por isso estas palavras de apreço. H.F.

    ResponderEliminar
  4. Como diria Miguel Torga: "Em qualquer aventura o que importa é partir, não é a chegar".
    Este é o espírito que norteia a equipa diretiva do Lar de S.Salvador do Casteleiro. Apesar de ser uma aventura condicionada,por trilhos sinuosos ditados pela atual conjuntura politico/social, sabemos o que queremos e tudo faremos para, dia após dia, construirmos o nosso próprio caminho, com a consciência tranquila do dever cumprida.
    A todos quantos acompanham e apreciam o trabalho desta grande equipa constituída por um conjunto, diversificado, de trabalhadores, direção e restantes órgãos sociais, o nosso BEM HAJA, pelo vosso apreço.
    Joaquim Luís Gouveia

    ResponderEliminar