20/04/2020

Casamento em 1682



Em tempo de confinamento, tempo para retomar algumas estórias relacionadas com o passado do Casteleiro e das suas gentes.
Em 20 de abril de 1682, faz exactamente hoje 338 anos e, curiosamente, também era segunda-feira, houve boda no Casteleiro. Foi o casamento de Manuel Pires do ribeiro com Domingas Gonçalves. O pároco João Pinto da Fonseca registou assim esse facto:
Aos vinte dias do mês de Abril de mil seiscentos e oitenta e dois, em presença de mim João Pinto da Fonseca Pároco deste lugar em face desta Igreja do Salvador, conforme o Sagrado Concílio Tridentino e Constituições deste Bispado, celebraram o sacramento do matrimónio por palavras de presente, Manuel Pires filho de João Pires e sua mulher Isabel Dias e Domingas Gonçalves, filha de Manuel Gonçalves e sua mulher Isabel João todos deste lugar. Foram testemunhas Sebastião Pires da praça, Álvaro Peixoto e muito mais gente deste povo; de que fiz este termo dia, mês e era ut supra.”
Fruto deste casamento, no ano seguinte, a 22 de agosto de 1683 nasceu a Isabel e, em 27 de dezembro de 1685 nasceu o Tomás. Do Tomás não foi possível saber mais.
A Isabel viria a casar com Filipe Sanches em 17 de abril de 1701 e tiveram dois filhos: o Manuel que nasceu a 6 de março de 1702 e a Maria nascida a 27 de fevereiro de 1705 mas que viria a falecer com menos de um mês de vida, a 18 de março de 1705, no mesmo dia que a sua mãe Isabel.

 






"Reduto", Crónica de António José Marques

Sem comentários :

Enviar um comentário