08/06/2018

Terapia do Riso no Lar do Casteleiro



A Associação do Lar e Centro de Dia de São Salvador do Casteleiro, proporcionou um dia diferente aos seus utentes: Terapia do Riso.
Foi no passado dia 14 de Abril que, o dia começou ao som dos risos e gargalhadas dos vários utentes de ERPI, lar de idosos, CD e SAD.
“O riso é um comportamento próprio dos seres humanos. O número de vezes que as pessoas se riem tende a reduzir ao longo da vida, diariamente uma criança ri aproximadamente 300 vezes, um adulto 15-100 vezes e um idoso ri ainda menos. O riso pode ser treinado com recurso à terapia do riso, que se faz em grupo, num ambiente descontraído e de relação interpessoal, em sessões aproximadamente de 60 minutos.













As sessões, dinamizadas pelas terapeutas do riso, do Belorriso, são marcadas pela combinação de técnicas de respiração, alongamentos e exercícios para estimular o riso que, no seu conjunto, provocam múltiplos benefícios tanto a nível físico, como psicológico/emocional, como social em particular nas relações interpessoais. Este treino do riso assenta na evidência de que o organismo não distingue entre o riso espontâneo e um riso provocado por exercícios, produzindo os mesmos benefícios, por isso se se provocar o riso, o corpo produz os mesmos benefícios que obteria com o riso espontâneo. Assim, durante uma sessão de riso, constata-se que após algum treino se consegue alcançar o riso espontâneo muito facilmente. As pessoas idosas, como em geral se riem menos, beneficiam muito com as sessões de terapia do riso, que é um valioso contributo para a promoção e vivência de um envelhecimento digno, com qualidade, ativo e positivo.” (Maria Barbosa & Maria Miguel Barbosa.

A Direção

Sem comentários :

Enviar um comentário