29/04/2016

São Pedro


Na Capela do Espírito Santo, situada no conhecido Largo do Reduto, que dá título a esta crónica, além da imagem do Divino Espírito Santo existe desde tempos imemoriais uma pequena imagem de um Santo que todos reconheciam como sendo S. Joaquim, pai da Virgem Maria.
A referida imagem encontrava-se em péssimo estado de conservação e relegada a um canto sem despertar grande atenção nem honrarias. Contava-me há dias a Ti Celeste Triste, actual zeladora da Capela, que um dia o Padre Chorão já levava o “santinho” debaixo do braço e só a intervenção pronta da Conceição Cavaleiro, mordoma que foi do Santo que dá nome à Capela, impediu que o “S. Joaquim” fosse para outras paragens.
Há alguns meses o “santinho” foi restaurado. E eis que se descobre que, afinal, a imagem não é de S. Joaquim mas sim de São Pedro.
Em 1758 o Cura Manuel Pires Leal escrevia a existência de “uma irmandade das almas do purgatório e outra de sam pedro”. Seria pois de toda a lógica que existisse no Casteleiro uma imagem de São Pedro. E, de facto, existe. Está na capela do Espírito Santo, restaurada e em local de destaque.
 
 
 
 
 
"Reduto", crónica de António José Marques
 
 
 

Sem comentários :

Enviar um comentário