05/12/2014

PARABÉNS A VOCÊ

 "Notícias do Casteleiro" comemora 20.º Aniversário

Com esta publicação especial, o jornal, “Notícias do Casteleiro”, faz, em Dezembro, 20 anos.
Nascendo e sobrevivendo sob o signo sagitário, desde Dezembro de 1994, graças á perseverança e carolice das Direcções, de pouco mais de meia dúzia de sócios e, em especial, do seu Director, Ismael Martins, o Jornal tem vindo a ser publicado, de três em três meses, até á presente data.
Assim, para comemorarmos este 20º Aniversário, não podemos deixar, ainda que, virtualmente, de acender as vinte velas num bonito e apetitoso bolo de aniversário, cantando-lhe os “PARABÉNS A VOCÊ” e augurando-lhe muitos anos de vida.
Fazendo-se uma retrospectiva e dentro dos limitados horizontes para que foi criado, pretendeu-se que fosse e seja um elo de ligação entre todos os associados casteleirenses, o portador duma mensagem contínua e cada vez mais amiga, de modo a que o Centro de Animação Cultural do Casteleiro fosse e seja uma família no verdadeiro sentido da palavra.
Dentro da sua pequeneza, (os jornais não se medem pelas páginas), o que se pretendeu também, foi que o Jornal fosse e seja cada vez mais divulgado e conhecido por todos os sócios, servindo assim como um veículo das suas notícias, mensagens, da sua amizade e solidariedade, das suas ansiedades, das suas alegrias e tristezas.
Primeira página do número 1 do "Notícias do Casteleiro"

Correndo o risco (sabemos bem) de haver uma interpretação como demasiada pretensão utópica, dizemos que não há nenhuma utopia na pretensão, mas sim a existência de um Jornal com o mínimo de dignidade indispensável para subsistir. Olhando para trás e relendo as suas páginas, veremos que há alguma distância da realidade do programa que foi traçado. E porquê? É que, parte dos associados não querem ou ignoram pura e simplesmente o Jornal; outros olham-no com indiferença; e uns outros que o lêem, é, para depois, não darem o verdadeiro valor aos muito poucos colaboradores que se esforçam por fazerem um Jornal decente, de molde a valorizar e a engrandecer o nosso Centro de Animação Cultural. Isto não é, de maneira alguma, uma crítica, mas sim uma chamada de atenção para a realidade que existe e que constatamos.
O panorama assim, é, por certo, desolador por serem sempre os mesmos a escreverem para o Jornal.
Com isto, o que se pretende? É que tudo se modifique, no sentido de que haja mais colaboração na publicação do Jornal, na certeza de que as suas páginas estão sempre á disposição de todos os sócios.

Aliás, se assim não for, um dia mais cedo ou mais tarde, em vez de se cantar os “PARABÉNS A VOCÊ”, com pena nossa, cantaremos o “REQUIEM AETERNUM”. Contudo, esperamos e desejamos veementemente que tal não aconteça, para bem do Casteleiro, do Centro de Animação Cultural e de todos os seus sócios.







Daniel Machado




Sem comentários :

Enviar um comentário