16/12/2013

GNR no Casteleiro - Inauguração há 88 anos


Faz hoje 88 anos, a 16 de Dezembro de 1925, era inaugurado no Casteleiro o sub-posto da Guarda Nacional Republicana. Extensão do posto do Sabugal, pertencia ao Batalhão n.º 4, 4.ª Companhia, com sede na Guarda. Este posto de infantaria, como se pode ver na foto, era composto por um Segundo Cabo e cinco soldados e tinha sido criado aquando da reorganização nacional da GNR em 13 de Março de 1922.
Funcionou em instalações existentes onde hoje se situa a casa do Sr. Manuel Carvalho, junto à estrada, fronteira ao Largo de São Francisco. Julga-se, no entanto, que terá começado a funcionar algum tempo antes já que a Junta de Freguesia, em sessão extraordinária de 12/10/1924 a ele fazia referência.
Mas a inauguração teve lugar a 16/12/1925. Aliás, a Junta de Freguesia, reunida a 15 de Agosto de 1925, presidida por José Marques, pelo Secretário Firmino Nunes de Sena e os vogais Eduardo Martins, José Manuel Nabais e Firmino Ferreira, dava conta de um ofício da GNR a solicitar diverso material para o aquartelamento, um rol de artigos que importava em dois mil e quinhentos escudos. Lamentava-se a Junta que era muito dinheiro e que ia pedir ajuda à Câmara do Sabugal!
Outro facto histórico da nossa Aldeia que, como muitos outros, continua em investigação. Este, perdoem-me os leitores o apontamento, com uma componente pessoal, já que o Cabo deste posto se chamava António Pires, meu avô paterno.
 
 
 
 
 
 
"Reduto", crónica de António José Marques
 

Sem comentários :

Enviar um comentário