11/09/2013

O Casteleiro tem novo Pároco


Em substituição do então Pároco, Rev. P.e César Cruz que, ao celebrar a missa dominical, no passado dia 1 de Setembro, se despediu da freguesia do Casteleiro, um outro jovem P.e de nome Eduardo Jorge Nunes Mendes, é o novo Pároco da freguesia do Casteleiro. 
Da entrevista dada ao Jornal “A Guarda”, sabe-se que o Rev. P.e Eduardo Jorge Nunes Mendes, de 32 anos, nascido a 2 de Setembro de 1981 na freguesia de Figueira de Castelo Rodrigo, após ter adquirido as habilitações literárias do ensino secundário na Escola da sua terra natal de Figueira de Castelo Rodrigo, estudou no Instituto Superior Politécnico de Viseu, onde se licenciou no curso de Turismo.
Aos 26 anos, porém, a sua vida mudou e ingressou no Seminário Maior da Guarda, passando, simultaneamente, a frequentar o Instituto Superior de Teologia de Viseu.
Tendo, ultimamente, ocupado o seu tempo com trabalhos prestados na Comunidade de S. Miguel da Guarda e frequentado, uma vez por semana, algumas aulas do 6.ºano do Curso de Teologia no referido Instituto, em Viseu, onde concluiu a sua formação filosófico-Teológica, foi ordenado sacerdote em 30 de Junho de 2013 na Sé Catedral da Guarda.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A 7 de Setembro de 2013, o nomeado Rev. P.e Eduardo Jorge Nunes Mendes, acompanhado por Sua Excelência Reverendíssima, o Sr. Bispo da Guarda, D. Manuel Felício e seus pais, José Carlos Mendes Nunes e Maria Alice Nunes Mendes, deu entrada na freguesia do Casteleiro em direção à Igreja, onde com expetativa e ansiedade era aguardado.
Chegado junto da Igreja e na sacristia, após os primeiros cumprimentos aos presentes, o Sr. Bispo e o Rev. P.e Eduardo Mendes, depois de paramentados, e os demais acompanhantes, ao entrarem pela Porta Grande da Igreja, em direção ao altar, a comunidade paroquiana presente, de pé, tributou-lhe uma calorosa salva de palmas de boas vindas, a que, com simpatia e a sorrir-se, correspondeu o Rev. P.e Eduardo Mendes.  
        
 
Já no altar, o Sr. Bispo, D. Manuel Felício, ao apresentar o Rev. P.e Eduardo Jorge Nunes Mendes, como novo Pároco da freguesia do Casteleiro, da comunidade casteleirense presente irrompeu de novo uma efusiva salva de palmas que, depois da tomada de posse, da concelebração da missa, do juramento e do Presidente da Junta, António José Marques, em representação da Freguesia do Casteleiro, o saudar e apresentar as boas vindas que, na íntegra, abaixo se transcreve, nova salva de palmas e, com mais veemência, se repetiu:
 
"Sua Excelência Reverendíssima,
Dom Manuel, Bispo da Guarda
Reverendo Padre Eduardo Mendes
Caros amigos
A comunidade do Casteleiro dá as boas vindas ao seu novo Pároco.
Esta pequena, grande aldeia, tem um historial de séculos, de gente trabalhadora, humilde, de gente que sabe receber bem, mas de gente com memória.
Rev. P.e Eduardo
A sua chegada a esta paróquia, neste dia de Santa Regina, fica para já associada a um acontecimento que, nos tempos que correm, festejamos com emoção: o nascimento da casteleirense Matilde, filha do Rui e da Isabel. A nossa comunidade hoje está mais rica.
Os nossos sinceros votos são que o seu caminho tenha nesta terra uma etapa feliz. Estou certo que todos contribuirão para esse objetivo.
Padre Eduardo,
seja bem-vindo às terras do Casteleiro!"
 
 
 
 
 
 
 
Daniel Machado
 
 
 

Sem comentários :

Enviar um comentário