09/10/2012

Evidências!

Faz a 11 de Outubro três anos que se realizaram as eleições autárquicas. Estamos apenas a um ano das próximas. Será então tempo de fazer balanços, avaliar o trabalho feito e também os objectivos não atingidos.
E isso terá que ser feito no que diz respeito à Freguesia mas também em relação à Câmara do Sabugal. Porque a acção nas freguesias está em muito dependente do Município.
Há três anos atrás a candidatura do meu amigo António Dionísio mobilizou um grande número de sabugalenses, que acreditaram que as propostas apresentadas representavam uma real solução para o futuro do Concelho do Sabugal. Por escassos votos não foi possível concretizar essa genuína ambição de mudar as políticas que têm conduzido o Concelho a um estado de catarse generalizado.
Hoje, alega-se que a situação que o País vive não ajuda. Que o momento é difícil para todos. Que não há soluções milagrosas. É verdade. Concordo. Mas a capacidade de gerir e a obtenção de resultados, passa também por saber e ousar desbravar caminhos perante as dificuldades e, sobretudo, ter um caminho definido. E esse não existe!
Agora que se iniciam as movimentações partidárias com vista ao próximo acto eleitoral, quero acreditar que será possível protagonizar uma alternativa consistente que “olhe” o Sabugal com determinação e ambição. Uma alternativa inclusiva que aposte em quem tem lutado com firmeza pelo Concelho nos últimos três anos.
Pessoalmente, continuo a acreditar que o programa apresentado pelo Toni continua inteiramente válido nos nossos dias.
Por isso mesmo, julgo imperativo que o trabalho feito neste mandato camarário pelos Vereadores e muitos independentes que deram a cara pelo programa do Toni, seja prosseguido e que não se queira “inventar” o que já está inventado.

Ganhará o Concelho e as suas Freguesias.





 "Reduto", espaço de crónica de autoria de António Marques


9 comentários :

  1. O programa do toni era excelente e concordo que não seja deitado para o lixo. Vamos ver é se não aparece por aí algum paraquedista com ideias brilhantes que estrague tudo. A solução está à vista de todos….

    Joaquim

    ResponderEliminar
  2. PLENAMENTE DE ACORDO COM QUE ESTA ESCRITO NA CRONICA E COM O JOAQUIM
    ESPERO QUE HAJA ALGUEM QUE SE OPONHA NO CASO DESSE (PARAQUEDISTA) APARECER E NESSE MOMENTO ORGANIZAR ALGUMA COISA QUE SATISFACA QUEM APOIOU ESSE PROGRAMA QUE CONTINUA DA ACTUALIDADE
    M A F

    ResponderEliminar
  3. Nas próximas eleições o candidato natural é uma mulher: Sandra Fortuna, que tem sido o rosto da oposição a este mandato e que tem com engenho apresentado propostas válidas para este concelho desgovernado. E é uma candidatura para vencer.

    Manuel Reis (Foios)

    ResponderEliminar
  4. O "Viver Casteleiro" nunca publica, nem publicará, comentários anónimos. Os textos, crónicas, etc, apenas responsabilizam os seus autores.

    ResponderEliminar
  5. Como assiduo frequentador do Blog da frequesia das minhas raizes, muito me entristece que este espaço de divulgação da nossa terra e de encontro das nossas gentes, corra o risco de vir a transformar-se num forum de opinião de politicas partidárias e de apoiantes de candidatos à autarquia, no decorrer do proximo ano. Não é só desvirtuar o conceito deste Blog, que julgo ser um veiculo de comunicação da nossa terra, das suas iniciativas, eventos e do seu rico patrimonio (cultural, social, histórico, humano, etc), como é uma utilização muito feia deste excelente Blog. Espero sinceramente que isso não aconteça por respeito às pessoas que o consultam e nele participam. Obrigado!

    Filipe Figueiredo Pinto

    ResponderEliminar
  6. Meu caro Filipe Pinto.
    Este blog é e será o que os seus leitores quiserem. É livre. Mas tem autor! Que publica e assina o que escreve. Mas tem medo de quê? “corra o risco”, “desvirtuar o conceito”, “utilização muito feia”… Que futuro medonho….
    Aproveito para lembrar que este blog nasceu como espaço oficial de uma candidatura e que, por opção própria, despiu a sua indumentária partidária, como pode ver aqui: http://vivercasteleiro.blogspot.pt/2009/10/editorial.html
    A crónica que suscitou tantos medos tem autor, está datada e o blog continuará a sua vida tranquilamente, a dar, sempre que possível, notícias do Casteleiro. Sem entrar em guerras partidárias.
    Quem gosta que continue a visitar, quem não gosta.. paciência!
    Ponto final.

    ResponderEliminar
  7. Mas este tal filipe quer o quê? Condicionar as opiniões dos outros? a crónica até é actual e faz sentido, porque as decisões políticas e quem as toma têm impacto fundamental na vida da freguesia. Há cada um...
    Carlos Martins

    ResponderEliminar
  8. Quanto ao paraquedista... Tenho a dizer que a actual oposição se não for toda renovada nunca ganhará umas eleições, mesmo estando o poder com uma pata partida. Os que lá estão (poder e oposição), já mostraram o que valem, e não é isto que o povo quer. Agora, é assim: Querem ganhar umas eleições? Olhem para dentro do vosso partido, têm lá gente nova capaz disso, capazes de neutralizar o poder, com influência dos dois lados da barricada. Quanto a candidato, no PS actual não há ninguem capaz de ganhar a camara. Abram orizontes, abram as portas do partido e olhem á volta. Vejam o trabalho das juntas, os autarcas são bons para as camaras, têm conhecimento de causa e provas dadas ou não. Cuidado com os PARAQUEDISTAS! - Muito importante: O povo não gosta de Doutores, o povo quer se sentir próximo, poder tratar por ''Tú'', e sentir que tem quem lhe resolva o problema, alguém que beba uns copos e desabafe no café, conhecido, alguém que, se o técnico complica, o presidente descomplica e ''atravessa-se''...
    Espero que me entendam.

    ResponderEliminar
  9. Estimado Tó Zé,
    Concordo inteiramente! Pelo fato do Blog ser o que os seus leitores quiserem que tomei a liberdade de partilhar a minha opinião. Quanto ao "Medo de que?". Não há medo nenhum, houve apenas a vontade de emitir uma opinião, num espaço que julgo ser de todos. Para que não restem duvidas em relação à minha identidade > sou sobrinho de Abilio Figueiredo (neto da sra Betriz e do sr Zé Carlos Mendes Figueiredo) filho da Zezinha e do já falecido José Carlos Martins Pinto.
    Como frequentador do Blog "Viver Casteleiro" (Que deve orgulhar a todos), desconhecia a genese do seu nascimento (perfeitamente legitima) e muito louvo a mudança, após ter vencido as eleições. Aproveito a oportunidade para tornar publico e sem quaisquer medos; que muito aprecio o trabalho que tem desenvolvido à frente da nossa querida freguesia e que a recandidatar-se terá o meu apoio.
    Ainda em relação à publicação do comentário anterior, fico contente de saber que "...o Blog continuará a sua vida tranquilamente, a dar, sempre que possível, notícias do Casteleiro. Sem entrar em guerras partidárias."
    FILIPE FIGUEIREDO PINTO

    ResponderEliminar