09/05/2013

A minha aldeia é esta?


 
É com um misto de nostalgia e prazer (e muita alegria também) que me dou conta de que a minha velha aldeia não é mais aquela que me recebeu quando nasci.
Cá de longe, sempre atenta, vejo que nesse canto do país, tudo está a mudar.
Não vejo mais as ruas descarnadas e sujas, não vejo mais o marasmo contínuo dia após dia, não vejo a aldeia atrasada e sem futuro que estava fechada ao progresso e ao desenvolvimento.
Vejo uma luz ao fundo.
Disse nostalgia, porque é a essa aldeia antiga que se reportam as minhas memórias.
Foi nessa aldeia que aprendi a ser gente.
É lá, nessa imagem, que está a minha matriz e foi a ela que me entreguei durante anos felizes da minha juventude.
Contudo, fico satisfeita quando me dou conta de que alguém decidiu que essa aldeia tinha futuro.
Não a reconheço e isso traz-me um natural misto de desconforto e de esperança.
Preciso de acompanhar de perto toda a mudança.
Preciso de interiorizar e absorver as alterações.
Preciso de me situar.
De, sem esquecer a outra, guardar essa aldeia de hoje no meu coração. 
Vejo com orgulho que a minha aldeia não é mais uma das votadas ao esquecimento, pelo menos por parte da sua gente.
Parabéns e um obrigada a quem tanto tem trabalhado para que, apesar da desertificação, ainda consegue que se fale, que se visite e que se viva com gosto no Casteleiro.
Abraço.
 
 
 


Dulce Martins


2 comentários :

  1. Eu acho que deve vir ver ao vivo e de perto a aldeia que diz quase não reconhecer.De facto ela está mais bonita, só precisa ser mais habitada e admirada.Se as gentes que ela viu nascer viessem visitá-la mais vezes ela teria um sorriso de orelha a orelha, tenho a certeza.Obrigada pela sua escrita. H.F

    ResponderEliminar
  2. Olá, Lena.

    Bom reparo.
    Mas nem sempre tudo é tão simples como parece.
    Prometo ir logo que possa.
    Fico muito grata pelo vosso apreço.
    Sabe sempre bem saber que nos lêem e que gostam.
    Eu é que vos estou muito grata.

    Obrigada.

    Um abraço.

    Dulce Martins

    ResponderEliminar