18/03/2015

Dia da Mulher no Lar de São Salvador



No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, desenvolveu-se um pequeno debate com os utentes nas instalações da Associação do Lar e Centro de Dia de São Salvador subordinado ao tema “O papel da Mulher na sociedade atual”.
Este assunto suscitou junto dos nossos utentes uma grande adesão onde o interesse, a curiosidade e novos fatos apresentados, criaram uma dinâmica de interação entre utentes e moderadoras. As utentes da associação foram presenteadas com uma flor em tecido, elaborada na instituição de forma a homenagear todas as mulheres. 

No passado dia 8 de Março realizou-se também um jantar de comemoração do Dia da Mulher, destinado a todas as colaboradoras e respetivas famílias. Num ambiente de convívio e animação a noite foi de confraternização entre todos os presentes. As colaboradoras da instituição foram também presenteadas com uma flor. 



16/03/2015

Dia do Pai



O DIA DO PAI, aliado à celebração da Festa litúrgica de S. José, esposo da Virgem Maria e Pai adoptivo do Menino Jesus, comemora-se no dia 19 de Março.
Para com alegria e comemoração deste dia 19 de Março, DIA DO PAI, dedico a todos os pais, com consideração e estima, este poema, extraído do meu livro ”Pedaços da Minha Vida-Outros Poemas”:
 
SER PAI…

Ser pai…
Fruto de uma união,
É ter um filho
Com amor e paixão;

Ser pai…
É, com esperança, ter
Um dia feliz,
Quando o filho nascer;

Ser pai…
É partilhar, nas tristezas e nas alegrias,
Com todos
E todos os dias;

Ser pai…
É saber ouvir serenamente,
Para ser ouvido também
Por todos atentamente;

Ser pai…
É perdoar, para ser perdoado,
Quando, por outro caminho,
Andar desencaminhado;

Ser pai…
É amar a esposa e os filhos também,
E, porque não,
Com todos dar-se bem;

Ser pai…
É sorrir com rasgos de harmonia,
Para que no lar
Haja paz e alegria;

Ser pai…
É trabalhar e abrir o coração,
Para que em casa
Haja amor e não falte o pão;

Ser pai…
É unir a família, afinal,
Com a palavra e o exemplo,
E, por todos seguido, por igual;

Ser pai…
É para Deus o devido agradecimento,
Por ser um pai assim,
E para a família, reconhecimento;

Pai é ser pai…
Mas, quando não se tem mãe
Ser pai…
É ser pai e mãe também.






Daniel Machado




03/03/2015

O SERINGADOR faz 150 anos - MARÇO



150 anos é o tempo que nos separa desde a fundação do SERINGADOR até aos nossos dias. Reportório que ainda hoje apresenta o seu formato inicial, impresso a preto sobre a folha de papel A4 branca dobrada ao meio.
Antigamente podia ser comprado nos mercados (Sabugal, Belmonte…) ou comércios onde se vendia um pouco de tudo; refiro-me a título de exemplo “o Depósito – o melhor do comércio local de então”, no Sabugal, local onde atualmente se situa a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo. Hoje podemos encontrar o SERINGADOR em qualquer papelaria ou quiosque de venda de jornais.
Com base neste auxiliar e com ajuda da sabedoria do nosso povo aqui vos deixo alguns conselhos úteis para o mês de MARÇO.

MARÇO – dia 20, chegada da primavera (22h 45min)
Algum frio, pouca chuva e tempo nublado. Tempo variado.
No jardim devem ser podadas as roseiras, devendo ser cortadas na ligação com o pé-mãe e aproveitar as varas cortadas para plantação.
Na adega o vinho deve ser passado a limpo, retirando-o das borras.
No campo plantam-se as batatas e semeiam-se espargos, morangueiros, pepinos, melões, milho, alfaces, cenouras, linho e grãos. Nas terras quentes devem plantar-se as figueiras. Deve-se plantar o cebolo. Enxertam-se damasqueiros e pessegueiros.

Rifões populares do mês de março:
“Páscoa em março, ou fome ou mortaço”
“Quando troveja em março, semeia no alto e no baixo”
“Em março chove cada dia um pedaço”
“março pardo, antes enxuto que molhado”







 "A Minha Rua", Joaquim Luís Gouveia



01/03/2015

FESTA DA CAÇA - 2 e 3 de MAIO de 2015

Iniciamos hoje a apresentação do Programa
 da Festa da Caça do Casteleiro.

DIA 3 de MAIO - 08.30H

PROVA DE SANTO HUBERTO

Está já assegurada a realização de uma prova de Santo Huberto na Festa da Caça do Casteleiro organizada pela Federação de Caça e Pesca da Beira Interior. Uma prova que conta para apuramento do campeonato nacional.
As provas de St Huberto são direccionadas a caçadores com cão de parar que, num determinado percurso definido pelo juiz, são avaliados pelo desempenho de cão e caçador. Neste tipo de prova são aspectos avaliados pelos juízes a forma correcta de abordar o terreno a caçar, o respeito pela natureza, o cumprimento das regras de segurança que devem ser observadas no decorrer do acto venatório, o espírito desportivo, a ética, o sentido ecológico do caçador, a ligação com o seu cão, a forma como este sinaliza a caça (paragem), obedece às ordens, respeita o levante da caça e o tiro, a forma como cobra a peça abatida e a entrega ao dono.