Mostrar mensagens com a etiqueta lar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta lar. Mostrar todas as mensagens

18/01/2015

Eleições no Lar de São Salvador


A lista A, encabeçada pela actual presidente Sandra Fortuna, venceu as eleições ontem realizadas para os órgãos sociais do Lar de São Salvador do Casteleiro, para o quadriénio 2015/2018. Os associados da instituição reconheceram de forma clara o excelente trabalho realizado nos últimos anos, reconduzindo a equipa directiva com a expressiva votação de 173 votos contra apenas 66 da lista B. Ganhou o Casteleiro!

DIRECÇÃO
Presidente: Sandra Fortuna
Vice-Presidente: Jaime Rodrigues
Tesoureiro: Vítor Fortuna
Secretário: Joaquim Gouveia
Vogal: Isabel Ângelo

Suplentes
António Luzio
Albertino Lopes
Carlos Nabais
Manuel Leal
Albertino dos Reis

CONSELHO FISCAL
Presidente: Ricardo Fortuna
Vogal: Rui Proença
Vogal: Carolina Gonçalves

Suplentes
José João
Fernanda Paiva
José dos Reis

ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Joaquim Paiva
1ª Secretária: Cristina Alexandrino
2ª Secretária: Orlanda Corista


13/12/2014

O Natal no Lar S.Salvador


































À semelhança de anos anteriores e tentando manter viva a tradição e o reviver de costumes, a Associação do Lar e Centro de Dia de São Salvador do Casteleiro envolveu os seus utentes na execução de pequenos trabalhos manuais para a decoração natalícia no interior da instituição.
Com recurso a alguns materiais reciclados os utentes mostraram empenho e criatividade na elaboração do tradicional presépio e da árvore de natal; executaram pequenos adornos, coroas, pinhas e outros motivos que embelezam as salas da instituição e recriam um ambiente festivo desta quadra natalícia.
No próximo dia 14 de Dezembro irá realizar-se a Festa de Natal dos nossos utentes com a presença dos familiares e amigos, onde não faltarão os tradicionais bolos e doces típicos desta época.  Alguns elementos da Banda Filarmónica da Bendada irão animar a tarde de todos os presentes.
No final da festa cada utente será presenteado com uma lembrança oferecida pela Direção da instituição.
Este tipo de atividades permite além do desenvolvimento da motrocidade, o preenchimento dos tempos de lazer com criatividade, dinamismo e espírito de equipa e de entre-ajuda.
A Direção deseja a todos votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!


25/09/2014

Actividades de Verão no Lar São Salvador

Durante os meses de Julho, Agosto e Setembro os utentes do Lar S. Salvador do Casteleiro participaram em diversos momentos de animação e de interacção socio-cultural. Destacamos entre outras, as seguintes actividades:
Dia 25 de Julho a convite do Lar de Stª Eufémia, de Quadrazais, os nossos utentes participaram num encontro de IPSS's  que se realizou na Capela do Espírito Santo.
Almoçaram em comunidade e com espírito de alegria partilharam cantigas tradicionais num momento de intercâmbio e de lazer recreativo, religioso e cultural. No final da tarde e de regresso à instituição, os nossos utentes passearam pela zona da praia fluvial de Quadrazais que muito os encantou pela beleza própria deste local natural;









No dia 10 de Agosto realizou-se no Casteleiro a festa em honra de Stº António e, mais uma vez os nossos utentes demonstraram vontade em participar nos festejos comunitários assistindo à actuação do Grupo de Bombos, do Rancho Folclórico do Sabugal e da Banda Filarmónica da Bendada. Com sorrisos no rosto reencontraram amigos e conhecidos de outros tempos, cantaram e dançaram em ambiente festivo envolvendo-se com a comunidade local e com as suas tradições;
 Os nossos utentes realizam, sempre que possível, um passeio até ao mercado local que acontece no dia dez de cada mês e, no mês de Agosto com a presença dos emigrantes a transformarem e a darem “mais vida” às nossas aldeias, esta visita tornou-se ainda mais interessante para os nossos idosos;
A 13 de Agosto o Lar S. Salvador organizou uma tarde musical com a actuação do Grupo de Jovens Músicos de Pinhel, aberta a familiares, amigos e toda a comunidade do Casteleiro. Foi uma tarde diferente, com muita juventude, alegria e bons sons musicais que alegraram todos nós;
No mesmo mês de Agosto, outra actividade em destaque foi a visualização, com recurso a um projector e tela, de fotografias de eventos em que os nossos utentes participaram e actividades por eles realizadas.









Esta visualização destinou-se principalmente aos familiares e amigos que durante o ano residem noutros locais e que não têm oportunidade de acompanharem por perto as diversas actividades socioculturais que a instituição desenvolve. Estes familiares foram, também, presenteados com uma pequena lembrança individual elaborada pelos nossos idosos;
Um dos projectos em destaque foi a implementação, na parte lateral da instituição, de uma Horta Biológica, recreativa e educativa, composta neste momento por vários tipos de couves e de algumas árvores de fruto. Este projecto pretende envolver os nossos utentes e a sua relação com a agricultura, impulsionando-os à mobilidade física e ao contacto com a natureza. A adesão tem sido muito boa e todos estão empenhados em possuirmos uma horta bem cuidada.









Tendo em conta que as colaboradoras do Lar S. Salvador, pelo seu empenho profissional e pela dedicação que prestam aos nossos utentes, merecem também ser premiadas, entendeu a Direcção do Lar, à semelhança do ano anterior, organizar um dia diferente e promover um passeio de confraternização a Arouca. Este passeio decorreu no passado dia 6 de Setembro, com uma visita ao Convento e à zona envolvente deste. Já no regresso houve ainda a oportunidade de visitar a cidade de Aveiro, junto à ria.
Neste passeio contámos com a colaboração, no transporte, da Câmara Municipaldo Sabugal, a quem agradecemos em especial ao Sr. Motorista que nos brindou com a sua boa disposição durante a viagem.


A Direcção do Lar São Salvador



04/07/2014

Lar de S. Salvador com grande actividade






 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Com o início do mês de Junho, dia 1, os utentes das valências de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário  deslocaram-se à povoação da Benquerença para aí participarem na festa religiosa em honra da Nossa Senhora da Quebrada. Visitaram a capela, onde em silêncio puderam reflectir e elevar a sua devoção.
Houve tempo, ainda, para assistir à actuação da Banda Filarmónica e para participarem num baile tradicional, onde conviveram com a comunidade local.
Na semana seguinte, a 9 de Junho, foi a vez de visitarem o Santuário da Senhora da Póvoa.
Este passeio, tradicional e que se repete ao longo dos anos tem como principal finalidade procurar que os nossos utentes, apesar da institucionalização, continuem ligados às tradições locais nas quais participavam.
Pelas 10h:30 min puderam assistir à Procissão seguida da Missa no altar do recinto.
A interacção com as outras IPSS's da região e com a comunidade local foi uma constante durante todo o dia. O almoço e a merenda foi partilhada com os outros utentes que se encontravam junto de nós, no recinto do Santuário.
Foi notória a alegria dos utentes, em reviver todas as lembranças que a romaria da Senhora da Póvoa lhes traz, como é possível comprovar pelas fotografias que se apresentam a seguir.
Não esquecendo os Santos Populares, festejou-se na nossa instituição o dia de S. João que teve início com um tradicional convívio entre todos os utentes e colaboradores, onde não faltou a sardinha assada.
A tarde foi animada com a presença do músico Alexandre Almeida que, em acústico, relembrou cantigas tradicionais portuguesas.
Algumas utentes mais desinibidas foram acompanhando as letras das músicas com grande entusiasmo.
Para finalizar fica o registo que, junto de alguns utentes recolhemos de quadras dos Santos Populares:
 
Se forem ao S. João
Trazei-me um S. Joaozinho
Se não puder ser um grande
Trazei-me um pequenino”
 
“Olha o manjerico
De folha recortada
Diz-me lá menina
Se estás bem casada.”
 
A Direção do Lar S. Salvador

02/04/2014

Lar do Casteleiro consolida património


No passado dia 29 de março, meia centenas de associados do Lar e Centro de Dia de São Salvador do Casteleiro, reunidos em Assembleia Geral, aprovaram o Relatório e Contas referentes ao ano de 2013, bem como a proposta de alteração dos Estatutos, aqui trazida pela Direção. Ambos os documentos foram aprovados por unanimidade.
As explicações oportunas da Presidente da Direção, Sandra Fortuna, a respeito da execução do Plano de Atividades foram reforçadas pelo técnico oficial de contas presente, que demonstrou o bom estado de saúde financeira da instituição.
Por último, Sandra Fortuna anunciou com elevada satisfação, a aquisição do terreno contíguo ao Lar (a Norte) – onde se localizam vários pinheiros – recentemente adquirido pelo Eng.º José Paiva aos herdeiros de João Rosa. Desta forma, a Direção considera ver concretizado um desejo de consolidação do património do Lar e Centro de Dia De São Salvador do Casteleiro. Esta notícia foi muito bem recebida pelos associados presentes.
 






 "A Minha Rua", Joaquim Luís Gouveia
 
 
 

27/03/2014

Utentes do Lar visitam Universidade


No passado dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, os utentes das valências de ERPI (estrutura residencial para pessoas idosas), Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário do Lar S. Salvador do Casteleiro, aceitaram o convite do Dr. João Luís Batista e rumaram até à Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, Covilhã, onde assistiram à sessão de abertura da Semana Internacional do Cérebro.
Estiveram presentes várias entidades, entre os quais: Dr. Luís Taborda Barata, Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, Dr. Vítor Pereira, Presidente da Camara Municipal da Covilhã, Rui Costa, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências e Investigador Principal da Fundação Champalimaud, Miguel Castelo Branco, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Cova da Beira, Maria Assunção Vaz Patto, Neurologista e Professora da Faculdade de Ciências da Saúde, Rosa Marina Afonso, Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Graça Baltazar, Professora da Faculdade de Ciências da Saúde.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
A intervenção do investigador Rui Costa, como orador na sessão, proporcionou aos nossos utentes uma melhor compreensão sobre o que se passa no interior do cérebro e como este reage perante determinadas situações. De seguida assistiu-se a um debate sobre a temática do envelhecimento activo:O desafio de contrariar o envelhecimento cerebral”.
A sessão contou com dois momentos culturais: um espectáculo de dança contemporânea do Conservatório da Covilhã e a actuação do Coro Intermezzo, Academia de Música e Dança do Fundão. Seguiu-se um lanche convívio com todos os participantes.
No final foi-nos proporcionada uma visita guiada aos laboratórios da Faculdade onde os utentes puderam assistir in loco à explicação de como fazer algumas análises laboratoriais e chegar à obtenção de resultados científicos.
Os nossos utentes fizeram um balanço positivo de mais uma actividade cultural, salientando alguns deles que: “Foi preciso chegar a esta idade para vir a uma Faculdade!”

A Direcção do Lar S. Salvador

16/03/2014

Assembleia Geral do Lar




Carnaval no Lar de S. Salvador

Serpentinas, chapéus, confetis, trajes da época, cravos vermelhos, cartazes alusivos ao 25 de Abril...apetrechados com estes símbolos e indumentárias rumámos ao Sabugal para participar no tradicional desfile de Carnaval, que teve lugar no passado dia 2 de Março.
Foi lançado o repto aos participantes de festejarem a liberdade, uma referência à comemoração dos 40 anos do 25 de Abril.
Todos os nossos participantes puderam relembrar esta época tão marcante da nossa sociedade.
O dia foi de festa. A agitação e travessuras tomaram conta dos nossos utentes.
Salientamos, uma vez mais, a importância de manter os nossos idosos ligados à comunidade local, promovendo a troca de experiências e de saberes com os mais novos.
Não poderiamos deixar de concordar com  uma citação de Constança Paúl: “A realização de actividades é vital na estimulação dos mais velhos para o uso das capacidades e competências cognitivas no caminho da autonomia e da velhice com sucesso”.  É esse o caminho que queremos traçar para os nossos utentes.

A Direcção do Lar S. Salvador

06/02/2014

Lar implementa "Gabinete de Imagem"


No seguimento do trabalho desenvolvido e tendo em conta a nossa missão, Visão e Valores, o Lar S. Salvador no Casteleiro implementou o Gabinete de Imagem com o objectivo de proporcionar aos nossos utentes uma sensação de bem-estar, de relaxamento e de elevação de auto- estima.
Para este novo serviço alcançar os seus objectivos, a Direcção faz um enorme esforço em tempos difíceis que correm, para continuar a dar aos seus utentes serviços de elevada qualidade. Portanto, faz todo o sentido a existência de um espaço adequado à prática deste tipo de cuidados.
Sendo os cuidados de imagem fundamentais para a melhoria da qualidade de vida e auto-estima dos utentes, no Gabinete de Imagem são realizados os seguintes tratamentos: depilação, manicure, hidratação da pele, massagens localizadas de relaxamento e serviço de cabeleireira.
A adesão dos utentes ao Gabinete de Imagem tem sido muito satisfatória, tendo vindo a aumentar gradual e significativamente, o que leva a concluir que esta iniciativa seja uma mais-valia não só para a qualidade de vida dos utentes como para a própria instituição.

A Direcção do Lar S. Salvador


24/11/2013

Lar do Casteleiro em Festa



 
 
 
 
 
 
 
 
 








 
 

No passado domingo, 24 de novembro realizou-se, no Lar do Casteleiro, o tradicional magusto.
Para ajudar à festa, a Tuna Feminina do Instituto Politécnico da Guarda trouxe música, cantares e muita animação.
Para quem pensa que os nossos idosos estão arrumados, engana-se! Mal as melodias saíam da concertina já os pés, arrastados pelos muitos anos, começavam a mexer e, o baile foi mesmo ali.
Dos rostos, frisados mas felizes, saltavam sorrisos ao mesmo tempo que trauteavam as modinhas das jovens, que por uns momentos, foram as vedetas da tarde.
A festa terminou com um lanche partilhado e, claro está, com umas saborosas castanhas que mãos tão habilidosas, souberam produzir.
Os meus parabéns a todos aqueles, nomeadamente aos funcionários, que organizaram e souberam proporcionar, aos utentes deste Lar, uma tarde tão agradável.
No final, os sorrisos multiplicaram-se e os pedidos também: “meninas voltem mais vezes, gostámos muito de vocês!”
 
 
 
 
 
 
 
 
 "A Minha Rua", Joaquim Gouveia
 
 
 
 

23/10/2013

Utentes do Lar S. Salvador do Casteleiro visitam Museu do Queijo em Peraboa






 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No passado dia 18 de Outubro os utentes das três valências do Lar S. Salvador : Lar, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário realizaram um passeio ao Museu do Queijo em Peraboa, Covilhã.
“O Museu do Queijo permite conhecer o processo de fabrico de um dos melhores queijos do mundo através de um percurso real e multimédia, o queijo de ovelha Kosher, produzido segundo os preceitos da religião judaica”.
A recepção foi muito calorosa por parte do guia que nos recebeu o que permitiu que se criasse um clima de grande empatia.
 Os nossos utentes relembraram o meio e o ambiente que envolvem a arte e o processo de fabrico artesanal do Queijo da Serra, bem como as técnicas e os utensílios utilizados ao longo dos tempos para confeccionar esta iguaria.
A visualização de um filme em 3D, sobre a Transumância, com necessidade de uns óculos especiais foi um dos momentos altos desta visita ao Museu, dado que para alguns dos nossos idosos representou o primeiro contacto com o cinema.
No final da visita fomos presenteados pelo Museu com um lanche onde o queijo era o elemento essencial.
Com mais esta iniciativa o Lar S. Salvador do Casteleiro pretende proporcionar aos seus utentes momentos de lazer e de animação com a comunidade exterior e o meio envolvente, promovendo o envelhecimento activo, a partilha de vivências e o intercâmbio sociocultural.

A Direcção do Lar S. Salvador
 
 
 
 

12/10/2013

Dia do Idoso no Lar de S. Salvador






 
 
 
 
 
O Lar S. Salvador do Casteleiro festejou no passado domingo, 6 de Outubro, o Dia do Idoso.
Ainda que a data oficial seja a 1 de Outubro, este evento realizou-se no domingo para proporcionar aos nossos utentes o intercâmbio com a comunidade local e com os familiares num ambiente de grande animação e de festa.
A música ficou a cargo do jovem Rui Pereira, saxofonista da Banda Filarmónica da Covilhã que nos presenteou com vários temas conhecidos que muito agradaram aos nossos utentes.
Com estes eventos, o Lar S. Salvador pretende elevar a auto-estima e o intercâmbio social e cultural dos seus utentes num ambiente recreativo e lúdico partilhado com a comunidade e seus familiares.
Agradecemos a todos a presença!
 
A Direcção do Lar S. Salvador
 

15/07/2013

Recordar é viver!


A prática e o desenvolvimento de actividades de lazer têm-se revelado na vida dos mais idosos como um factor de crucial importância.
É necessário fazer renascer o seu sentimento de pertença à comunidade.
A valorização das capacidades, competências e saberes do idoso não devem ser esquecidas e isso verificou-se nos últimos meses no Lar S. Salvador do Casteleiro.
Os utentes reviveram hábitos e costumes de agricultura: a colheita de cerejas, a colheita de tília, a selecção de folhas de louro, utilizadas como ervas aromáticas, foram algumas das “tarefas” que os utentes realizaram nas instalações da instituição, auxiliando as colaboradoras, mas sempre com a supervisão destas e da nossa Animadora sociocultural.
A transmissão de saberes, quer no que diz respeito à poda das árvores, quer de fruto quer de jardim, foram uma constante. Ouviam-se expressões como estas: “Corte este ramo aqui!” ou, “ Para o ano, estas já estão maiores, agora ainda é muito cedo!”
Por tudo isto, faz sentido dizer: Recordar é viver!












A Direcção do Lar São Salvador
 

25/06/2013

Festejos de S. João animam Lar


 
Decorreu no passado domingo, dia 23 de Junho, no Lar de S. Salvador no Casteleiro a Festa de S. João.Para comemorar esta época festiva do ano os nossos utentes participaram activamente na decoração alusiva aos Santos Populares realizando trabalhos manuais e relembrando quadras de S. João : reutilizaram materiais como o jornal com o qual se moldou uma imagem em pasta de papel, e construíram-se bandeirinhas e adornos com as quadras que tornaram a Instituição mais colorida, com o objectivo de manter a tradição activa, de desenvolver o gosto estético dos idosos e de promover a criatividade.
Eis algumas quadras recolhidas junto dos nossos utentes:

“S. João à minha porta
Não tenho nada que lhe dar
Dou-lhe uma cadeirinha
para ele se sentar.”

 
“ Do S. João ao S. Pedro
Quatro ou cinco dias são
Moças que andais à soldada
Alegrai o coração!”

 
“Eu hei-de ir ao S. João
E o meu marido não quer
Deixai-o ir para fora
Que eu farei o que eu quiser!”

 
“S. João comprou um burro
Para saltar a fogueira
Anda burro, salta burro
S. João na brincadeira!”

Num ambiente animado, colorido e revivendo a tradição o almoço na Instituição constou de sardinha assada com pimentos e batata cozida.
Durante a tarde decorreu, com os nossos utentes, familiares e amigos, um lanche partilhado seguido de um baile popular abrilhantado por um acordeonista que animou e proporcionou a todos momentos de boa disposição e de alegria.

A Direcção do Lar S. Salvador