15/12/2013
11/11/2013
19/08/2013
Almoço e convívio do CACC
Realizou-se, como vem sendo habitual, o almoço/convívio do Centro de Animação Cultural do Casteleiro que teve lugar no passado dia 15 de Agosto, Quinta-feira da Assunção, no referido salão do Centro Cultural.
Mesmo
assim, os que não puderam sentar-se, compreensivelmente, não deixaram de comer,
beber e conviver, assim como os restantes sócios e familiares que, ante um
apetitoso e saboroso arroz com feijão, confecionado pelo nosso conterrâneo e
amigo Manel Leal, acompanhado de febras e carne entremeada, bem assadinhas, à
maneira, a cargo dos também conterrâneos e amigos Bruno Antunes, BA (Carlos
Barbas) e Pedro Soares, também comeram, saborearam e conviveram, tudo
acompanhado pela boa pinga do Casteleiro, cerveja e sumos, à descrição.
Daniel Machado
21/11/2012
05/09/2012
CACC - Almoço/Convívio
Sem preconceitos e com o espírito de boa disposição e sã camaradagem, assim decorreu, uma vez mais, o desejado e tradicional Almoço/Convívio, onde a ementa, para além do arroz com feijão, acompanhado com febras e carne entremeada, teve, como sobremesa, melão e queijo, tudo com fartura e à descrição, não faltando, é claro, as variadas bebidas.
27/06/2012
CACC - Passeio de Verão
06/04/2012
Assembleia Geral do CACC

No passado dia 25 de Março, a Assembleia Geral do Centro de Animação Cultural de Casteleiro (CACC) deliberou, por unanimidade, aprovar o Relatório e Contas do ano de 2011 e, ainda, eleger os novos órgãos sociais para um mandato de dois anos, com a seguinte composição:
Assembleia Geral
Presidente - Daniel Augusto Machado
1ª Secretário - Beatriz Conceição Costa Nabais
2º Secretário - José Manuel Antunes Gonçalves
Suplentes
- Ismael Valentim Gonçalves Martins
- Manuel Esteves Leal
Conselho Fiscal
Presidente - Ismael Martins
Secretário - Rui Augusto Teixeira Proença
Vogal - Vitorino dos Reis Cantinhas Fortuna
Direcção
Presidente - Albertino Machado Lopes
Secretário - Ricardo Miguel Fortuna Marques
Tesoureiro - Sérgio Daniel Ramos Ribeiro
Suplentes
- Bruno Ricardo Tavares Antunes
- Pedro Ricardo Felix Soares
13/03/2012
30/11/2011
Magusto em mês de S. Martinho

Chegado o dia e a hora, com a fogueira a arder, as pessoas gradualmente a comparecerem no local do magusto e as castanhas a serem mexidas no assador para melhor se assarem e a não se queimarem, de quando em vez, quando uma ou outra castanha estoirava, alguém dizia: “até parece que foram roubadas”, mas não, foram compradas.
Com os olhos postos no assador e aguardando-se a primeira “leva” de castanhas assadas para as mesas, pessoas já havia, ansiosas para as descascarem e comerem e, sem demoras, lá vieram quentinhas e boas para agrado de quem as comia e saboreava.
A este assador de castanhas, outros e muitos mais houve. Para tal, lá estava o amigo Manuel Leal, sempre disposto para as assar, tantas quantas vezes fosse e até que as pessoas presentes mais não quisessem e assim foi.
Entretanto, para que ninguém se empapasse com as castanhas, ao lado, no bar, bebidas eram servidas, com destaque para a genuína jeropiga, própria da época e que bem liga com as castanhas assadas ou com as nozes que, por fim, o amigo Zé Nabais trouxe para quem as quisesse partir e comer.
Com o Sol a desaparecer e o frio da noite a aparecer, uma vez mais a tradição do magusto se cumpriu, graças à boa vontade e empenho da Direcção do Centro Cultural, proporcionando assim, a quem quis associar-se, um alegre e são convívio.
Assembleia Geral do CACC
22/11/2011
Magusto do CACC
O Centro de Animação Cultural do Casteleiro, convida toda a população, sócios e simpatizantes a participar no tradicional magusto, que se irá realizar no dia 27 de Novembro pelas 14:00h no largo de São Francisco.Venha provar a nossa doce jeropiga, assim como a tradicional água-pé.
Estão todos convidados!
Apareçam!
05/09/2011
Almoço/Convívio do CACC



E porquê nesta altura e neste dia?
No pensamento e no desejo da anterior e da actual Direcção tem estado e esteve sempre a preocupação de que os sócios/emigrantes e outros não residentes no Casteleiro pudessem, aquando da visita à Terra e aos seus familiares, associar-se e usufruir do Almoço/Convívio que o Centro Cultural do Casteleiro presenteia, ano após ano, a todos os associados e familiares.
Assim sendo, neste dia, enquanto os disponíveis e eficientes assadores, BA e Filipe Costa, assavam as febras e a carne entremeada que iriam juntar-se no prato ao arroz de feijão ainda a cozer e a apurar, os sócios residentes iam comparecendo e, estranhamente, infelizmente os sócios/emigrantes, muito poucos compareceram.
Mesmo assim, à hora do almoço, sob o signo de Convívio, não deixou de estar presente um bom número de sócios residentes no Casteleiro, de haver convívio, boa disposição e muito apetite para degustar e saborear as apetecíveis febras e carne entremeada com o saboroso arroz de feijão, excelentemente cozinhado pelo nosso conterrâneo e amigo Manel Leal, tudo bem conversado e regado com o bom vinho da Terra, cerveja e sumos à descrição.
Para sobremesa não faltaram, como sempre, o melão e queijo e, digam lá, por fim, para os gulosos não souberam bem uns doces de colher, gentilmente levados por sócias, molotof e o genuíno arroz doce, à moda do Casteleiro?
Claro que sim.
A todos a Direcção agradece a presença e a colaboração, com votos de que para o ano lá estaremos em força, bem dispostos e com apetite.
Até lá, um abraço!


















