Mostrar mensagens com a etiqueta cacc. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta cacc. Mostrar todas as mensagens

19/08/2013

Almoço e convívio do CACC


 

Realizou-se, como vem sendo habitual, o almoço/convívio do Centro de Animação Cultural do Casteleiro que teve lugar no passado dia 15 de Agosto, Quinta-feira da Assunção, no referido salão do Centro Cultural.
Na esperança de que a presença dos sócios e seus familiares seja sempre a maior possível, aproveitando a presença dos casteleirenses não residentes e emigrantes, a Direção do Centro Cultural tem procurado que o almoço se realize num dos dias (Domingo ou dia Santo) mais próximo, após o dia da Festa de Santo António.
Se a presença dos casteleirenses não tem sido a maior e desejável, porém, desta vez, o salão foi pequeno para o elevado número de presentes que alguns, não tendo já lugar nas mesas existentes, se sentaram, onde puderam e outros foram para a rua, procurando a sombra e, é claro, perto dos grelhadores.
Mesmo assim, os que não puderam sentar-se, compreensivelmente, não deixaram de comer, beber e conviver, assim como os restantes sócios e familiares que, ante um apetitoso e saboroso arroz com feijão, confecionado pelo nosso conterrâneo e amigo Manel Leal, acompanhado de febras e carne entremeada, bem assadinhas, à maneira, a cargo dos também conterrâneos e amigos Bruno Antunes, BA (Carlos Barbas) e Pedro Soares, também comeram, saborearam e conviveram, tudo acompanhado pela boa pinga do Casteleiro, cerveja e sumos, à descrição.
Para sobremesa houve queijo, melão e melancia, boa disposição e convívio.
Com um até para o ano, um sincero agradecimento à Direção do Centro de Animação Cultural e a todos os que de qualquer maneira colaboraram para o bom êxito deste salutar e agradável convívio.  





Daniel Machado

 
 
 

05/09/2012

CACC - Almoço/Convívio



Como já vem sendo tradição e no intuito de os nossos emigrantes e outros sócios não residentes no Casteleiro poderem também usufruir do Almoço/Convívio que o Centro de Animação Cultural do Casteleiro, todos os anos, após a Festa de Santo António, oferece a todos os sócios e seus familiares, o mesmo teve lugar no dia 15 de Agosto, Quinta-Feira da Assunção, no referido salão do Centro Cultural.

Chegada a hora de ser servido o almoço, as travessas de arroz com feijão, de febras e de carne entremeada não tardaram a chegar às mesas, já ocupadas por um razoável número de sócios e familiares a que se juntou o nosso Pároco, Sr. P.e César que muito nos honrou neste Almoço/Convívio.












Sem preconceitos e com o espírito de boa disposição e sã camaradagem, assim decorreu, uma vez mais, o desejado e tradicional Almoço/Convívio, onde a ementa, para além do arroz com feijão, acompanhado com febras e carne entremeada, teve, como sobremesa, melão e queijo, tudo com fartura e à descrição, não faltando, é claro, as variadas bebidas.

Satisfeitos e com a disposição de para o ano voltarmos, até lá, bem-haja à Direção e seus cooperantes.




"Daqui Viseu", espaço de opinião de autoria de Daniel Machado

27/06/2012

CACC - Passeio de Verão


Como já vem sendo hábito, no passado dia 16 de Junho realizou-se o Passeio de Verão promovido pelo Centro de Animação Cultural do Casteleiro. Os casteleirenses reuniram-se bem cedo no Largo de São Francisco para rumarem até Aveiro. As condições meteorológicas pareciam não ajudar mas a viagem decorreu animada e, à medida que nos aproximávamos do nosso destino, o entusiasmo aumentava. Depois de tomarmos o pequeno-almoço sob o céu nublado, seguimos viagem até Aveiro onde nos esperavam os moliceiros para um agradável passeio pela Ria.
Por volta do século X, o mar atingia os actuais Concelhos de Estarreja e Aveiro, submergindo outros como Ovar, Murtosa e Mira, posteriormente, no século XVI, recuou dando origem a este complexo estuário conhecido como Ria de Aveiro. Embora seja conhecida por Ria, na realidade trata-se de uma laguna, uma vez que a ligação ao mar foi estabelecida artificialmente pela abertura de uma barra no cordão litoral. O magnífico enquadramento geográfico e a fonte de recursos naturais que a Ria disponibiliza tornou-a um atractivo turístico, sendo comum os passeios nos tradicionais moliceiros pelos canais da Ria. Os moliceiros, embarcações de linhas elegantes com painéis decorativos exuberantes, vagueiam pela Ria permitindo aos turistas contemplar a paisagem mas outrora destinavam-se exclusivamente à apanha do moliço, nome dado às plantas aquáticas usadas como fertilizante na agricultura.

Depois de deambularmos pela Ria no moliceiro, tivemos a oportunidade de provar e aprender a confeccionar os famosos ovos-moles. Os mais arrojados meteram a “mão na massa” ajudando no enchimento e corte destes doces tradicionais tipicamente envolvidos em formas de hóstia com desenhos marítimos. 

Por fim, visitamos a Funceramics despertando o nosso interesse para os trabalhos em cerâmica. Para além de uma explicação teórica da Roda de Oleiros houve demonstrações práticas com criação de peças. 

Muitos quiseram trazer peças de barro como recordação da passagem por Aveiro.
De regresso a casa ficou a promessa de que para o ano há mais…
 Ricardo Fortuna


06/04/2012

Assembleia Geral do CACC


No passado dia 25 de Março, a Assembleia Geral do Centro de Animação Cultural de Casteleiro (CACC) deliberou, por unanimidade, aprovar o Relatório e Contas do ano de 2011 e, ainda, eleger os novos órgãos sociais para um mandato de dois anos, com a seguinte composição:

Assembleia Geral

Presidente - Daniel Augusto Machado

1ª Secretário - Beatriz Conceição Costa Nabais

2º Secretário - José Manuel Antunes Gonçalves


Suplentes

- Ismael Valentim Gonçalves Martins

- Manuel Esteves Leal


Conselho Fiscal

Presidente - Ismael Martins

Secretário - Rui Augusto Teixeira Proença

Vogal - Vitorino dos Reis Cantinhas Fortuna


Direcção

Presidente - Albertino Machado Lopes

Secretário - Ricardo Miguel Fortuna Marques

Tesoureiro - Sérgio Daniel Ramos Ribeiro


Suplentes

- Bruno Ricardo Tavares Antunes

- Pedro Ricardo Felix Soares

30/11/2011

Magusto em mês de S. Martinho



Para o dia 27 de Novembro findo, a partir das 14 horas, a Direcção do Centro de Animação Cultural do Casteleiro convidou todos os seus sócios, simpatizantes e a população em geral a comparecerem no Largo de S. Francisco para participarem no tradicional magusto de S. Martinho.
Chegado o dia e a hora, com a fogueira a arder, as pessoas gradualmente a comparecerem no local do magusto e as castanhas a serem mexidas no assador para melhor se assarem e a não se queimarem, de quando em vez, quando uma ou outra castanha estoirava, alguém dizia: “até parece que foram roubadas”, mas não, foram compradas.
Com os olhos postos no assador e aguardando-se a primeira “leva” de castanhas assadas para as mesas, pessoas já havia, ansiosas para as descascarem e comerem e, sem demoras, lá vieram quentinhas e boas para agrado de quem as comia e saboreava.
A este assador de castanhas, outros e muitos mais houve. Para tal, lá estava o amigo Manuel Leal, sempre disposto para as assar, tantas quantas vezes fosse e até que as pessoas presentes mais não quisessem e assim foi.
Entretanto, para que ninguém se empapasse com as castanhas, ao lado, no bar, bebidas eram servidas, com destaque para a genuína jeropiga, própria da época e que bem liga com as castanhas assadas ou com as nozes que, por fim, o amigo Zé Nabais trouxe para quem as quisesse partir e comer.
Com o Sol a desaparecer e o frio da noite a aparecer, uma vez mais a tradição do magusto se cumpriu, graças à boa vontade e empenho da Direcção do Centro Cultural, proporcionando assim, a quem quis associar-se, um alegre e são convívio.







"Daqui Viseu", espaço de opinião de autoria de Daniel Machado



Assembleia Geral do CACC



22/11/2011

Magusto do CACC

O Centro de Animação Cultural do Casteleiro, convida toda a população, sócios e simpatizantes a participar no tradicional magusto, que se irá realizar no dia 27 de Novembro pelas 14:00h no largo de São Francisco.
Venha provar a nossa doce jeropiga, assim como a tradicional água-pé.
Estão todos convidados!
Apareçam!

05/09/2011

Almoço/Convívio do CACC
























Sabendo-se atempadamente que o tradicional Almoço/Convívio do Centro de Animação Cultural do Casteleiro é sempre no Domingo seguinte à Festa de Santo António, a actual Direcção, apesar de tudo, não quis deixar de lembrar, quer através de no “Viver Casteleiro” e na Missa Dominical, o dia e a hora do referido Almoço/Convívio que teve lugar no dia 14 de Agosto findo, no Salão do Centro Cultural.
E porquê nesta altura e neste dia?
No pensamento e no desejo da anterior e da actual Direcção tem estado e esteve sempre a preocupação de que os sócios/emigrantes e outros não residentes no Casteleiro pudessem, aquando da visita à Terra e aos seus familiares, associar-se e usufruir do Almoço/Convívio que o Centro Cultural do Casteleiro presenteia, ano após ano, a todos os associados e familiares.
Assim sendo, neste dia, enquanto os disponíveis e eficientes assadores, BA e Filipe Costa, assavam as febras e a carne entremeada que iriam juntar-se no prato ao arroz de feijão ainda a cozer e a apurar, os sócios residentes iam comparecendo e, estranhamente, infelizmente os sócios/emigrantes, muito poucos compareceram.
Mesmo assim, à hora do almoço, sob o signo de Convívio, não deixou de estar presente um bom número de sócios residentes no Casteleiro, de haver convívio, boa disposição e muito apetite para degustar e saborear as apetecíveis febras e carne entremeada com o saboroso arroz de feijão, excelentemente cozinhado pelo nosso conterrâneo e amigo Manel Leal, tudo bem conversado e regado com o bom vinho da Terra, cerveja e sumos à descrição.
Para sobremesa não faltaram, como sempre, o melão e queijo e, digam lá, por fim, para os gulosos não souberam bem uns doces de colher, gentilmente levados por sócias, molotof e o genuíno arroz doce, à moda do Casteleiro?
Claro que sim.
A todos a Direcção agradece a presença e a colaboração, com votos de que para o ano lá estaremos em força, bem dispostos e com apetite.
Até lá, um abraço!








"Daqui Viseu", espaço de opinião de autoria de Daniel Machado