04/07/2014

Lar de S. Salvador com grande actividade






 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Com o início do mês de Junho, dia 1, os utentes das valências de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário  deslocaram-se à povoação da Benquerença para aí participarem na festa religiosa em honra da Nossa Senhora da Quebrada. Visitaram a capela, onde em silêncio puderam reflectir e elevar a sua devoção.
Houve tempo, ainda, para assistir à actuação da Banda Filarmónica e para participarem num baile tradicional, onde conviveram com a comunidade local.
Na semana seguinte, a 9 de Junho, foi a vez de visitarem o Santuário da Senhora da Póvoa.
Este passeio, tradicional e que se repete ao longo dos anos tem como principal finalidade procurar que os nossos utentes, apesar da institucionalização, continuem ligados às tradições locais nas quais participavam.
Pelas 10h:30 min puderam assistir à Procissão seguida da Missa no altar do recinto.
A interacção com as outras IPSS's da região e com a comunidade local foi uma constante durante todo o dia. O almoço e a merenda foi partilhada com os outros utentes que se encontravam junto de nós, no recinto do Santuário.
Foi notória a alegria dos utentes, em reviver todas as lembranças que a romaria da Senhora da Póvoa lhes traz, como é possível comprovar pelas fotografias que se apresentam a seguir.
Não esquecendo os Santos Populares, festejou-se na nossa instituição o dia de S. João que teve início com um tradicional convívio entre todos os utentes e colaboradores, onde não faltou a sardinha assada.
A tarde foi animada com a presença do músico Alexandre Almeida que, em acústico, relembrou cantigas tradicionais portuguesas.
Algumas utentes mais desinibidas foram acompanhando as letras das músicas com grande entusiasmo.
Para finalizar fica o registo que, junto de alguns utentes recolhemos de quadras dos Santos Populares:
 
Se forem ao S. João
Trazei-me um S. Joaozinho
Se não puder ser um grande
Trazei-me um pequenino”
 
“Olha o manjerico
De folha recortada
Diz-me lá menina
Se estás bem casada.”
 
A Direção do Lar S. Salvador

Sem comentários :

Enviar um comentário